Segunda edição do ‘Faça Você Mesmo Zine Fest’ está marcado para domingo, dia 1º de dezembro

Segunda edição do ‘Faça Você Mesmo Zine Fest’ está marcado para domingo, dia 1º de dezembro

 

A circulação da arte marginal é movida com base numa máxima já conhecida por quem produz, consome e/ou interage com o universo underground: do it yourself (faça você mesmo). Apoiada nela, uma ferramenta que deu – e ainda dá – suporte a iniciativas fora do circuito tradicional é o fanzine. Para celebrar, tanto o lema que pressupõe iniciativa própria quanto os saudosos informativos muito bem quistos por adeptos da vida torta, um grupo de agitadores culturais que vivem em Porto Alegre resolveu criar o “Faça Você Mesmo Zine Fest”. O evento terá sua segunda edição no próximo domingo, dia 1º de dezembro, a partir das 14h, num dos raros palcos que abre espaço para artistas com trabalhos alternativos, o Atelier Vó Zuzu (Av. Cristóvão Colombo, 342 – quase em frente ao Shopping Total). Além de mostras e discussões sobre publicações alternativas, o evento terá ainda shows musicais (com direito a atração internacional), palestras, venda de material independente e outras atividades. Confira o material de divulgação que está rolando na Internet:

 

Esta será a segunda edição do “Faça Você Mesmo Zine Fest”. O evento surgiu da vontade de compartilhar o tesão pelos fanzines. Sempre estivemos, de uma forma ou de outra, envolvidos nos meios de produção e distribuição dos fanzines. Seja criando, pesquisando, trocando ideias, fazendo novas amizades, indo a shows, tocando em bandas ou envolvidos com quadrinhos, música, livros, grafite, cinema e por aí vai.

Os zines seguem caminhos tortos, assim como nossas vidas. E a prática do “do-it-yourself” tem influenciado uma geração de pessoas que quer compartilhar suas ideias, seus anseios suas vontades.

Com isso aprendemos a importância de compartilhar aquelas coisas que nos despertam interesse. No editorial do “2º Anuário de Fanzines, Zines e Publicações Alternativas”, organizado e publicado pela editora Ugra Press (SP), Douglas Utescher escreveu o seguinte: “… O fanzine impresso deixou de ser necessário. Por que se dar ao trabalho de pesquisar, editar, diagramar, imprimir, dobrar, grampear, distribuir e – mais que tudo – gastar dinheiro se a informação pode ser disseminada com muito menos trabalho e sem custo algum? A resposta é simples e incrivelmente libertadora: porque sim, oras. Os fanzines finalmente chegaram ao ponto em que não precisam mais de desculpa alguma para existir. Se existem é apenas pelo desejo e vontade de seus criadores”.

E é com esse espírito, desejo e vontade que o “Faça Você Mesmo Zine Fest”chegará a sua segunda edição. Acontecerá no dia 1º de dezembro no Vó Zuzu Atelier, a partir das 14h. Desta vez resolvemos expandir um pouco mais as atividades.
Em breve divulgaremos a programação completa.

O evento é organizado por Daniel Hogrefe (Tralha Lab), Jamer Mello (Zinescópio), JeisonPlacinsch (Coisa Edições) e WenderZanon (Zinescópio).

O evento inicia às 14h e segue durante todo o dia. Serão três bate-papos e três shows. Também rolarão exposições, banca de materiais, troca de flyers e de desenhos. Participe e traga seu material!

Anotem aí!
Dia 1º de dezembro, domingo, no Vó Zuzu Atelier. A entrada é franca.

14h – Abertura do evento
15h – Law Tissot e Aline Ebert – Fanzines além do papel
16h30 – Diego Gerlach, Dr. Insekto e Leonardo Garbin – Quadrinhos e publicações independentes
18h – Flavio Grao – Lançamento da “A Mitologia do Descompasso”
19h30 – Medialunas
20h30 – Gipsy Rufina (Itália)

Já o nosso camarada DPSMKR se apresentará durante o evento, em algumas intervenções, sem horário marcado.

***
Quer nos ajudar a construir este evento, expondo seu material ou participando de outras formas?

Entre em contato:
fvmzinefest@gmail.com
www.fvmzinefest.tumblr.com
www.facebook.com/fvmzinefest

Quer participar e não tem como vir?
Envie seu material que distribuímos ou expomos para você:

Jeison Placinsch
Av. Cristóvão Colombo, 2580 / 13
Bairro Floresta
Porto Alegre-RS
CEP: 90560-002

Rádio Putzgrila

Rádio Putzgrila

A Putzgrila é um veículo de rock consolidado na internet, com mais de 14 anos de programação ao vivo, transmissões de festivais, notícias, lançamentos e cobertura de shows nacionais e internacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − quatro =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.