Projeto Casulo marca a sua estreia nas plataformas digitais com o EP “tentativas&tentativas”

Projeto Casulo marca a sua estreia nas plataformas digitais com o EP “tentativas&tentativas”


Composto e gravado todo em casa, o trabalho reúne faixas que transitam desde o rústico instrumental feito no celular até a produção caseira de qualidade.

Depois de algumas oficinas de Ableton, testes com a guitarra ligada em uma interface emprestada e batuques desorientados e sem bpm, nasce o EP “tentativas&tentativas” do Projeto Casulo, em todas as plataformas digitais.

Como o próprio nome diz, a experiência desse primeiro trabalho foi reunir fragmentos compostos e gravados com um celular e um violão entre 2019 e 2021, transformar isso em algo palpável musicalmente e usar os recursos disponibilizados em casa para uma gravação mais espontânea possível.

Ao mesmo tempo, as faixas, maioria instrumentais, carregam mensagens sobre olhar para si, procurar o que te move e se abrir para o novo.

Essa mistura musical e o mergulho nesses significados criou algo totalmente novo, que pode ser conferido no EP “tentativas&tentativas” – Ficou curioso? Ouça o EP

Criado em 2020, o Projeto Casulo é um pequeno fragmento da classe artística brasileira se reinventando durante a pandemia. 

Através de oficinas gratuitas, Benke Ferraz, guitarrista da banda Boogarins e produtor de artistas como Giovani Cidreira e outros, possibilitou o encontro de uma comunidade de entusiastas da gravação caseira e “precarizada”.

A partir daí, começam a surgir traços do que viria a ser o EP “tentativas&tentativas”, até como um trabalho experimental para colocar em prática os aprendizados sobre captação, mixagem e masterização.

Apesar de ser idealizado por uma pessoa, Jônatas Marques (Jow), o projeto contou com outros artistas que estão no processo de gravação caseira. A voz de “Reprazer”, segunda faixa do EP, foi composta e gravada por Josefo, multi-instrumentista de Itaberaí-GO

Em “Agosto”, também aparecem vozes para encerrar a música – e o EP – com a frase “De vez em vez, talvez, se fez algo novo”. O trecho foi composto, gravado e mixado por Isaac, guitarrista e companheiro de Jow na banda Espacialrias(instagram.com/espacialrias) .

Todo o processo de produção foi feito em casa, a maioria em um espaço improvisado na casa de Jow, no bairro de Perus, localizado na Zona Noroeste, periferia de São Paulo. Equipamentos de baixo custo, celulares e um computador foram suficientes para a criação do EP e de outras parcerias com artistas como Grisa, Dezert Horse e Desumandrágoras.

O “Perus Improvisos Estúdios”, aliás, tem sido um lugar de encontros (remotos) de artistas independentes impossibilitados, financeiramente ou por causa da pandemia, de gravar baterias e outros instrumentos. Então, esse EP também celebra o nascimento de um espaço que pode ajudar artistas independentes a criarem seus próprios trabalhos de baixo custo.

Ficha técnica

Projeto Casulo
EP “tentativas&tentativas”
6 faixas, 14 minutos
Arte da capa: Tobias (@malditobias)
Participações: Josefo (@josefoooooooooo), composição e gravação da voz em “Reprazer”; Isaac (@isaacles) composição, gravação e mix da voz em “Agosto”.

Distribuidora: Tratore
Links por plataforma: SpotifyDeezerApple MusicYoutube MusicTIDALAmazon Music Todos os links: https://tratore.ffm.to/tentativasetentativas Contato: casuloe0.5@gmail.com

Sobre o Projeto Casulo
O Projeto Casulo nasceu em 2020 e o EP de estreia, “tentativas&tentativas”, foi lançado um ano depois. Idealizado por Jônatas Marques (Jow), o objetivo é incentivar a cooperação e interação entre diferentes mentes artísticas que estão no processo de “gravar com o que se tem”. Ainda em 2021, o projeto planeja lançar mais três singles em parceria com outros artistas.

Sobre o artista
Jônatas Marques (Jow) é quase Jornalista, quase Analista de Sistemas e entusiasta da música. Começou a tocar ainda criança e aos 29 anos realiza o seu sonho: produzir as próprias músicas em casa e ajudar outros artistas no processo de gravação caseira. Jow é baterista da banda Espacialrias e já fez trabalhos com outros artistas, como Grisa, Dezert Horse, Josefo e Desumandrágoras.

Para mais informações, é só entrar em contato pelos e-mails: casuloe0.5@gmail.com ou jmarquesdejesus@gmail.comInstagram: instagram.com/casu.l0_

Tchaina Bass

Tchaina Bass

Atua como baixista das bandas: Capa Preta Rock, Exclusão Social e Ligante Anfetamínico. Fundou o Selo Sub_Discos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + dez =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.