Os 60 Maiores Momentos da História do Rock and Roll #02 O Big Bang do rock 1955

Os 60 Maiores Momentos da História do Rock and Roll #02 O Big Bang do rock 1955

Bill Haley era um dj e músico de western swing, um tipo de country dançante, que gostava de incorporar elementos da música negra. Em 1951, mesmo ano em que Jackie Brenston and His Delta Cats gravaram “Rocket ‘88’”, considerado o primeiro registro do rock, Haley e The Saddlemen, banda que tocava com ele na época, fi zeram uma cover fi el e balançada da faixa. No ano seguinte, o músico continuou com a fusão de country e R&B com “Rock the Joint”, e seguiu em curva ascendente no lançamento de “Crazy Man, Crazy” (1953), que se tornou um hit. Haley começou, então, a ser notado pelo público adolescente.

Em 1954, em um movimento que marcaria sua carreira, ele saiu da gravadora Essex e assinou com a Decca. Lá, com produção de Milt Gabler, gravou “(We’re Gonna) Rock Around the Clock”, canção não muito conhecida de Sonny Dae and His Knights. O grupo que o acompanhava agora tinha um novo nome: The Comets

A regravação foi incluída no lado B do single “Thirteen Women (And Only One Man in Town)” e, a princípio, não chamou atenção. Haley acabou estourando pouco depois com “Shake, Rattle and Roll”, de Big Joe Turner, mas ninguém poderia prever o que ainda estava por vir: em 1955, no ano seguinte à sua gravação, “Rock Around the Clock” (agora, com o nome abreviado) entrou para a trilha do filme Sementes da Violência [Blackboard Jungle, no original]. Com a exposição nos cinemas, a canção se tornou o primeiro hino do rock and roll. A partir de uma melodia que não deixava ninguém parado e uma letra evocativa que fazia um convite irresistível à festa e ao prazer, “Rock Around the Clock” alcançou o número 1 da parada em 9 de julho de 1955. A era do rock estava oficialmente lançada.

Fonte: Revista Rolling Stone

Rádio Putzgrila

Rádio Putzgrila

A Putzgrila é um veículo de rock consolidado na internet, com mais de 14 anos de programação ao vivo, transmissões de festivais, notícias, lançamentos e cobertura de shows nacionais e internacionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × cinco =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.