Especial de 14 anos da Putz EP5 | Bibiana Petek

Especial de 14 anos da Putz EP5 | Bibiana Petek

A Rádio Putzgrila completou 14 anos em setembro, e pra comemorar preparamos um final de semana cheio de entrevistas com músicos, comunicadores,  produtores e agitadores culturais.

A quinta entrevistada foi Bibiana Petek, compositora, cantora e instrumentista, contou sobre seu início na música: “estudei na escola da Família Lima até os 13, 14 anos, tive uma vivência de música erudita bem importante”. Bibiana fala que no final da adolescência gravou seu primeiro disco: “comecei a gravar no celular, umas bases, uns solos por cima, baixei um software pra edição de áudio, fui trabalhar na Loop Reclame e gravei meu primeiro álbum, entrei para aprender mais sobre software de gravação e comecei a tocar, quando vi, estava com um disco gravado…”. Batizado de Dengo (2013), o álbum contou com produção do Pedro Petracco, Edu Portugal e Nando Endres, que trabalhavam na produtora na época, Bibiana define que foi um disco bem experimental.

No segundo disco Músicas Para Segunda-Feira Vol. 1 produzido pelo Diego Lopes, a cantora relata: “gravamos ao vivo, fizemos 8 ensaios com todas as músicas minhas… essa é a minha caminhada, sempre tentando agregar, sem rótulos. O grande barato da música é isso, ela me deu a coisa mais importante que é ver o mundo de uma forma plural”.

Em 2014, Bibiana foi escolhida nacionalmente como uma das jovenscantoras mais promissoras do Brasil no Prêmio Deezer – ABMI de Novos Talentos, no Rio de Janeiro.

Confira a entrevista:

Qual a lição que podemos tirar de 2020?

“Para classe artística foi muito importante, porque além de se questionar sobre o quanto a gente existe, na questão mais burocrática, tipo quem tinha MEI, quem tinha uma empresa, quem minimamente existia no sistema fiscal… precisamos desmistificar isso, é trabalho, é profissão, na questão organizacional foi muito importante, a galera teve que se organizar no sentido financeiro. Produzimos um acervo muito legal, jogamos luz no pessoal que trabalha nos bastidores, pessoal se virando com vaquinha… foi um momento histórico e sei que vamos sair disso, com muitas lições, espero que de empatia principalmente. A retomada que seja com muita consciência, e eu já sinto as pessoas valorizando mais os momentos, de show por exemplo”.

O que é o Rock pra ti?

“O Rock não cabe numa discografia, num conceito. Tem um amigo que fala que não precisa ser rockeiro pra ser rock n’ roll. Uma das mulheres que tenho na minha que cabeça que era rockeira sem tocar 100% rock n roll era a Cassia Eller, que gravou diversos estilos musicais. A Elis Regina também”.

Qual mulher mais fodástica do Rock?

“Tem muita gente casca, tem a Lucinha Turnbull. Da nova geração Mahmundi, Mônica Agena, a banda das meninas do arrigo barnabé (O Neurótico e as Histéricas, com Maria Beraldo, Mariá Portugal, Anna Trea e Ana Karina) e Rita Lee”.

O Que não faltou na pandemia?

“Não faltou música, não faltou arte.”

Qual foi teu último contato com o Rock?

“O último show presencial , 13, 14 de março que uma banda tocou conosco, abriu o show na Al Capone, os caras tocaram varias pedradas, foi meu último contato”

O que mais rola na tua playlist?

“De uns 2, 3 meses pra cá estou tentando ouvir toda a obra da Sandra de Sá, e Cassiano, o Tim Maia gravou muitas coisas dele, depois gravou com a Black Rio. Basicamente Soul Brasileiro”

Se tivesse que apresentar o rock atraves de uma música qual seria?

“Acho que Eric Clapton, ou Cream”

Se tivesse que ir pra marte, qual seria a trilha sonora?

“Vinicius e toquinho de 64, que tem uma capa preta, Falso Brilhante da Elis Regina e internacional Born and Raised do John Mayer”

Quando menciono o Keith Richards o que tem vem a cabeça?

“Cigarrão, crivo, certo”.

Qual seria a melhor noticia do rock hoje?

“Turnê dos Rolling Stones em 2021 no Brasil”

Qual música não pode faltar em uma playlist de Rock?

“Eric Clapton – Layla”

Confira a entrevista na íntegra, feita por Sérgio no dia 19 de Setembro de 2020 a partir de 19:40 minutos:

Rádio Putzgrila

Rádio Putzgrila

A Putzgrila é um veículo de rock consolidado na internet, com mais de 14 anos de programação ao vivo, transmissões de festivais, notícias, lançamentos e cobertura de shows nacionais e internacionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 4 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.