Cine Esquema Novo de Janelas Abertas – Arte Audiovisual Brasileira ocorre em 11 de dezembro em 19 cidades pelo mundo

Cine Esquema Novo de Janelas Abertas – Arte Audiovisual Brasileira ocorre em 11 de dezembro em 19 cidades pelo mundo

O Cine Esquema Novo – Arte Audiovisual Brasileira promove na sexta-feira, 11 de dezembro, em 19 cidades de 11 países, o Cine Esquema Novo de Janelas Abertas – Arte Audiovisual Brasileira, um evento que contará com projeções de sete obras de nove artistas brasileiros a partir de espaços privados e pessoais, tendo como tela espaços externos de diferentes cidades de quatro continentes. Desde sua primeira edição, o CEN oferece uma programação que preza pela produção audiovisual para além-fronteiras, sendo pioneiro ao exibir obras que circulam em salas de cinema e espaços expositivos. “Entendendo o momento delicado que atravessamos, optamos por realizar uma edição extraordinária, que conta com 9 cidades brasileiras (Porto Alegre, Uruguaiana, São Paulo, Rio de Janeiro, Niterói, Natal, Fortaleza, Belém e Porto Velho) e em 10 cidades de quatro continentes: Barcelona (ESP), Buenos Aires (ARG), Lisboa (POR), Amsterdã (NED), Sydney (AUS), Cidade do México (MEX), Assunção (PAR), Nahariya (ISR), Joennsu (FIN) e Berlim (GER)”, revela a curadoria, formada por Jaqueline Beltrame e Gustavo Spolidoro, curadores do CEN, e as artistas Janaína Castoldi e Kamyla Claudino Belli. Em 2020, ano em que o Cine Esquema Novo – Arte Audiovisual Brasileira chegaria a sua 14ª edição, o festival optou por postergar o evento para 2021, em razão da pandemia de COVID-19, mas encerrará o ano com uma programação especial, realizada da maneira que o festival mais gosta de trabalhar: propondo parcerias, olhando diferentes formas de expressão, expandindo o audiovisual. Para a realização deste programa, que ocorrerá às 20h30 (horário local), uma rede de parceiros foi acionada, que conta com mais de 30 projecionistas, e cada projeção contará com as especificidades locais, onde as projeções em prédios, casas e paredes externas possuem uma condição em comum: as exibições das obras serão realizadas de forma que o público será aquele que estiver ao redor da localização, evitando assim que a atividade gere aglomeração. O programa, que conta com obras dos artistas Anne Magalhães, Denilson Baniwa, Gustavo Jahn, Luiz Roque, Renato Heuser, Rubiane Maia e Manuel Vason, Welket Bungué e Daniel Santos, teve como ponto de partida uma sensação que o grupo de curadores buscou transmitir: liberdade. “Essa liberdade pode ser a que a natureza transmite, e que sentimos tanta falta quando em isolamento durante a pandemia; pode ser a liberdade de ser quem se é; a liberdade de se abrir uma janela e olhar as nuvens, bater uma panela, conversar com um vizinho, ver uma visita, projetar um filme. Que as janelas sempre estejam abertas”, declaram os curadores. Para mais informações sobre o Cine Esquema Novo de Janelas Abertas – Arte Audiovisual Brasileira, acesse o site e perfis nas redes sociais do festival: www.cineesquemanovo.org | www.facebook.com/cineesquemanovocen | @cineesquemanovo

Cine Esquema Novo de Janelas Abertas – Arte Audiovisual Brasileira 11 de dezembro, 20h30 (horário local): Em Amsterdã, Assunção, Barcelona, Belém, Berlim, Buenos Aires, Cidade do México, Fortaleza, Goiânia, Joennsu, Lisboa, Nahariya, Natal, Niterói, Porto Alegre, Porto Velho, Rio de Janeiro, São Paulo, Sydney e Uruguaiana. Com projeções das obras: “ALVORADA”, de Luiz Roque, 2014 “INTERVENÇÃO JAH”, de Welket Bungué e Daniel Santos, 2019 ”TAPETE MÁGICO”, de Gustavo Jahn, 2006 “PREPARAÇÃO PARA EXERCÍCIO AÉREO, A MONTANHA”, de Rubiane Maia e Manuel Vason, 2016 ”O SOL NASCERÁ”, de Denilson Baniwa, 2020. ”PRÓLOGO/MONOLITO”, de Renato Heuser, de 2003. “ME GRITARAM NEGRA”, de Anne Magalhães, 2019.

Rádio Putzgrila

Rádio Putzgrila

A Putzgrila é um veículo de rock consolidado na internet, com mais de 14 anos de programação ao vivo, transmissões de festivais, notícias, lançamentos e cobertura de shows nacionais e internacionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − catorze =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.