Wayne Shorter é tema da próxima Audição Comentada no Instituto Ling

No dia 13 de junho, quinta-feira, às 19h30, o Instituto Ling realiza uma Audição Comentada de Jazz sobre o saxofonista e compositor norte-americano Wayne Shorter, uma lenda viva do jazz, que completa 86 anos em 2019. Conduzida pelo jornalista Paulo Moreira, a audição conta com a presença do quarteto da pianista Bethy Krieger e do saxofonista Luizinho Santos, músicos consagrados da cena jazzística do Rio Grande do Sul e proprietários do Café Fon Fon, tradicional casa da música instrumental em Porto Alegre.

Nascido em Nova Jersey em 1933, Wayne Shorter ficou conhecido por sua habilidade no saxofone e por suas famosas composições, que lhe renderam a fama de ser um dos autores mais originais do gênero. Durante a carreira, tocou com grandes nomes como John Coltrane, Miles Davis e Herbie Hancock. Venceu o Grammy onze vezes e escreveu canções clássicas, como Footprints, Speak No Evil, Yes And No e Night Dreamer, firmando definitivamente seu nome no hall da fama do Jazz.

Bethy Krieger é pianista e compositora, arranjadora e educadora musical. Participou de várias formações de música instrumental (Trígono, Versão Brasileira, Luizinho Santos e Grupo, Majestic Jazz Band, Jazz e James) e suas composições fizeram e fazem parte do repertório de algumas delas. Seu primeiro CD, Pampa y Piano, obteve cinco indicações para o prêmio Açorianos e ganhou o de Melhor CD Instrumental. Em 2005 lançou o livro Descobrindo a Musica: ideias para sala de aula, que foi indicado ao Prêmio Açorianos de Literatura. É licenciada em Musica pela UFGRS.

O saxofonista e flautista Luizinho Santos tem mais de 30 anos de carreira e já se apresentou no Brasil e no Exterior, especialmente na Europa. Desenvolve intensa atuação na música instrumental, já tendo integrado a OPPA – Orquestra Popular de Porto Alegre, Majestic Jazz Band, Circuito Emocional, James Liberato e Grupo Versão Brasileira, entre outros. Atua como convidado pela OSPA. Já tocou nos espetáculos “Bibi in Concert”, com Bibi Ferreira; “Clássicos”, com Guilherme Arantes; “Jazz Sinfônico”, com a maestrina norte-americana Lissa Fleming May, e em concertos de Gershwin. Recebeu o Prêmio Açorianos na categoria Sopros em 1996 e 1999. Seu primeiro CD, Encontro dos Ventos, lançado em 1999, conquistou o Prêmio Açorianos de 1999 de Melhor de CD Instrumental. Em 2012, lançou seu segundo álbum, Almanaque Popular, com seu Octeto, pelo qual recebeu o Prêmio Açorianos nas categorias de Melhor Instrumentista e Intérprete.

As Audições Comentadas têm patrocínio da Crown Embalagens e financiamento do Ministério da Cidadania, Governo Federal.

Serviço
Audições Comentadas de Jazz – Wayne Shorter
Com Paulo Moreira e Luizinho Santos & Bethy Krieger Quarteto

Dia 13 de junho (quinta-feira), das 19h30 às 21h30

Classificação Etária: Livre

Ingressos: R$ 40 (50% desconto para estudantes, pessoas com deficiência e +60)

Pontos de venda

Online: https://institutoling.org.br/agenda-cultural

Presencial: Instituto Ling (R. João Caetano, 440). De segunda a sexta-feira das 10h30 às 22h; sábados, das 10h30 às 20h.

Endereço: Rua João Caetano, 440 | Bairro Três Figueiras | Porto Alegre

Compartilhe:

Related posts

Leave a Comment

5 × 5 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.