The Varukers em Porto Alegre

The Varukers em Porto Alegre

Fotos: Ariel Ecker
Fotos: Ariel Ecker

Referência do punk rock internacional e uma das bandas percursoras do hardcore, a banda britânica The Varukers se apresentou pela primeira vez em Porto Alegre na noite de quarta-feira (7/11). O local da apresentação foi o espaço cultural Oculto, agora localizado no bairro São Geraldo antiga zona industrial da cidade, o que contribuiu com a atmosfera suburbana do espetáculo.

 

Com a abertura de três bandas locais com sonoridade e estilo semelhante, os Varukers subiram ao palco perto das 22h, confirmando o cronograma da produção e demostrando a famosa pontualidade Inglesa até quando o assunto é rock n roll. O público, formado por punks, adeptos e simpatizantes do som pesado, foram ao êxtase quando as primeiras músicas, curtas e agressivas, foram executadas pelos seus criadores. O setlist mesclou clássicos gravados nos anos 80´s e 90´s com composições mais atuais lançadas no início do novo milênio até o álbum mais recente, de 2017. Sempre mantendo como caraterista as letras críticas e políticas cantadas ao extremo com instrumental rápido.

 

Natural em gigs de rock pesado, os mosh e stage dives era constantes, sendo que o palco ficava praticamente a mesma altura do público e sem nenhuma barreira. Isso promoveu uma perfeita sinergia entre os músicos e os fãs e se assemelhou com as clássicas casa de espetáculos que abrigavam as bandas pioneiras do estilo antes do hardcore chegar ao mainstream.

 

Mesmo com essa liberdade entre a plateia e banda e a radicalidade da música, não foi constatado nenhum grande incidente e nem falta de respeito com o artista, o que demonstra que a maioria presentes tinham como principal objetivo a diversão. Apesar dessa vertente do punk ter um viés ideológico e o Brasil passar um conturbado momento democrático, não era visível nenhuma divisão entre os espectadores.

Fotos: Ariel Ecker
Fotos: Ariel Ecker

A apresentação durou cerca de 1 hora e meia mas foi possível ouvir um vasto repertório de quase 40 anos de carreira, que pela breve duração e a intensidade que eram tocadas deixou a sensação de que tinham se passado bem mais tempo. Todo o esforço da produção para trazer essa atração internacional e com um preço acessível foi recompensado, pois os Varukers se demonstraram bem à vontade com a hospitalidade e deixaram os fãs satisfeitos. Destaque para o carisma e humildade da banda que não se negava a tirar fotos e dar autógrafos, permitindo até acesso ao confortável backstage (com video-game, cerveja gelada e salgadinhos). Mais um grande show em Porto Alegre, que além de consolidar o 4° Distrito como novo polo cultural da cidade, provou que as raízes do punkrock continuam vivas.

 

Texto: Thiago Aita
Fotos: Ariel Ecker

 

Related posts

Leave a Comment

dezesseis − oito =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.