Segunda edição do ‘Faça Você Mesmo Zine Fest’ está marcado para domingo, dia 1º de dezembro

 

A circulação da arte marginal é movida com base numa máxima já conhecida por quem produz, consome e/ou interage com o universo underground: do it yourself (faça você mesmo). Apoiada nela, uma ferramenta que deu – e ainda dá – suporte a iniciativas fora do circuito tradicional é o fanzine. Para celebrar, tanto o lema que pressupõe iniciativa própria quanto os saudosos informativos muito bem quistos por adeptos da vida torta, um grupo de agitadores culturais que vivem em Porto Alegre resolveu criar o “Faça Você Mesmo Zine Fest”. O evento terá sua segunda edição no próximo domingo, dia 1º de dezembro, a partir das 14h, num dos raros palcos que abre espaço para artistas com trabalhos alternativos, o Atelier Vó Zuzu (Av. Cristóvão Colombo, 342 – quase em frente ao Shopping Total). Além de mostras e discussões sobre publicações alternativas, o evento terá ainda shows musicais (com direito a atração internacional), palestras, venda de material independente e outras atividades. Confira o material de divulgação que está rolando na Internet:

 

Esta será a segunda edição do “Faça Você Mesmo Zine Fest”. O evento surgiu da vontade de compartilhar o tesão pelos fanzines. Sempre estivemos, de uma forma ou de outra, envolvidos nos meios de produção e distribuição dos fanzines. Seja criando, pesquisando, trocando ideias, fazendo novas amizades, indo a shows, tocando em bandas ou envolvidos com quadrinhos, música, livros, grafite, cinema e por aí vai.

Os zines seguem caminhos tortos, assim como nossas vidas. E a prática do “do-it-yourself” tem influenciado uma geração de pessoas que quer compartilhar suas ideias, seus anseios suas vontades.

Com isso aprendemos a importância de compartilhar aquelas coisas que nos despertam interesse. No editorial do “2º Anuário de Fanzines, Zines e Publicações Alternativas”, organizado e publicado pela editora Ugra Press (SP), Douglas Utescher escreveu o seguinte: “… O fanzine impresso deixou de ser necessário. Por que se dar ao trabalho de pesquisar, editar, diagramar, imprimir, dobrar, grampear, distribuir e – mais que tudo – gastar dinheiro se a informação pode ser disseminada com muito menos trabalho e sem custo algum? A resposta é simples e incrivelmente libertadora: porque sim, oras. Os fanzines finalmente chegaram ao ponto em que não precisam mais de desculpa alguma para existir. Se existem é apenas pelo desejo e vontade de seus criadores”.

E é com esse espírito, desejo e vontade que o “Faça Você Mesmo Zine Fest”chegará a sua segunda edição. Acontecerá no dia 1º de dezembro no Vó Zuzu Atelier, a partir das 14h. Desta vez resolvemos expandir um pouco mais as atividades.
Em breve divulgaremos a programação completa.

O evento é organizado por Daniel Hogrefe (Tralha Lab), Jamer Mello (Zinescópio), JeisonPlacinsch (Coisa Edições) e WenderZanon (Zinescópio).

O evento inicia às 14h e segue durante todo o dia. Serão três bate-papos e três shows. Também rolarão exposições, banca de materiais, troca de flyers e de desenhos. Participe e traga seu material!

Anotem aí!
Dia 1º de dezembro, domingo, no Vó Zuzu Atelier. A entrada é franca.

14h – Abertura do evento
15h – Law Tissot e Aline Ebert – Fanzines além do papel
16h30 – Diego Gerlach, Dr. Insekto e Leonardo Garbin – Quadrinhos e publicações independentes
18h – Flavio Grao – Lançamento da “A Mitologia do Descompasso”
19h30 – Medialunas
20h30 – Gipsy Rufina (Itália)

Já o nosso camarada DPSMKR se apresentará durante o evento, em algumas intervenções, sem horário marcado.

***
Quer nos ajudar a construir este evento, expondo seu material ou participando de outras formas?

Entre em contato:
fvmzinefest@gmail.com
www.fvmzinefest.tumblr.com
www.facebook.com/fvmzinefest

Quer participar e não tem como vir?
Envie seu material que distribuímos ou expomos para você:

Jeison Placinsch
Av. Cristóvão Colombo, 2580 / 13
Bairro Floresta
Porto Alegre-RS
CEP: 90560-002

Compartilhe:

Related posts

Leave a Comment

18 − 15 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.