Morre Richie Havens (1941-2013)

Morre Richie Havens (1941-2013)

Hoje é mais um dia triste para a música e, em especial, para o rock. Faleceu hoje, aos 72 anos, o grande Richie Havens, lenda folk que abriu o festival de Woodstock. A notícia veio do site da The Roots Agency, agência que representava Havens. Hoje eles publicaram o seguinte: “The Roots Agency representou Richie Havens por muitos anos e é com pesar que posta sobre sua morte no dia 22 de abril de 2013”. Em 20 de março do ano passado, o músico já havia anunciado que abriria mão das turnês devido a problemas de saúde. Infelizmente, estes problemas lhe custaram muito mais do que as apresentações… Nesta manhã, um enfarto custou-lhe a vida.

Richie Havens (1941-2013) nasceu no Brooklyn, em Nova Iorque, e construiu uma carreira incrível marcada pelo ativismo político e pelo trabalho de caridade. Seu início remonta ao gospel, ainda em sua adolescência, mas seguiu um caminho distinto de outros cantores, como Sam Cooke, por exemplo, que partiram do gospel para o soul. Havens embarcou no folk, destacando-se por suas letras, como “Handsome Johnny” (do disco Mixed Bag, também foi a canção com a qual abriu sua participação no Woodstock) e “Younger Men Grow Older” (do álbum Alarm Clock), e pelo trabalho com o violão. Além do sucesso com composições originais, Richie também mandou bem com diversos covers, especialmente com a belíssima e enérgica versão de “Here Comes The Sun“, que atingiu o 16º lugar nas paradas
.
Em mais de 40 anos de carreira, ele lançou 21 álbuns de estúdio, dentre os quais, o mais bem-sucedido foi Alarm Clock, de 1971, chegando no 29º lugar das paradas americanas. Seu estilo bastante explosivo tornou-o reconhecido por suas apresentações ao vivo, como podemos ver pelos registros que ficaram de sua performance no Woodstock, por exemplo. Com muita transpiração e exaltação, Richie Havens tinha o dom de levantar os ânimos e cativar uma platéia com seus desempenhos flamejantes.

Ficam aqui os nossos sentimentos aos familiares, amigos e fãs dessa grande figura. Que ele descanse em paz!

Por Ismael Calvi Silveira.

Rádio Putzgrila

Rádio Putzgrila

A Putzgrila é um veículo de rock consolidado na internet, com mais de 14 anos de programação ao vivo, transmissões de festivais, notícias, lançamentos e cobertura de shows nacionais e internacionais.

Um comentário em “Morre Richie Havens (1941-2013)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete + dezenove =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.