Ressignificando o rock gaúcho, Grandfúria explora a liberdade no clipe e single “Cavalo”

O visual é dos anos 90, datado no vídeo como um dia em 1994, e o som une tradição e modernidade. A banda gaúcha Grandfúria lança o single “Cavalo”, que traz tons quase de heavy metal misturado à música tradicional. A letra retrata um cavalo correndo solto por vontade própria, sem amarras ou um homem montado, expondo a imagem de liberdade que a banda almeja. A faixa está disponível nas plataformas digitais através do selo Sagitta Records.

 

 

Diretamente de Caxias do Sul, a Grandfúria é formada por Vinícius de Lima (voz e guitarra), Bruno Pinheiro (guitarra), Tiago Perini (baixo), Maurício Gomes (bateria), Maurício Pezzi (teclado) e Diego Viecelli (violão e acordeom). O grupo mistura rock alternativo, pop clássico, música ambiente e o ritmo nativo gaúcho. A identidade do sul exerce um papel importante ao refletir a verdade, os costumes e o sotaque local. A fusão de guitarra e acordeon é um dos protagonistas da sonoridade do grupo e ajuda a pavimentar um novo conceito de música regional que tem começado a aparecer no Brasil: sendo inovadora ao invés de conservadora.

 

“Dessa vez misturamos a influência do rock mais pesado e muitas guitarras e solos, com a identidade do gaúcho serrano, que é historicamente influenciado pela imigração italiana. Nesse single existem riffs ao estilo do Black Sabbath somados ao acordeon, que segue tocando uma tarantella italiana com um sotaque bem gaúcho. Têm gritos de galerão que poderiam estar em uma música de post hardcore e um solo de guitarra e teclado da escola progressiva”, conta o vocalista Vinícius.

 

Comparada com outras faixas da banda, “Cavalo” é uma das mais pesadas, dialogando abertamente com o heavy metal, um estilo que emana um efeito muito nostálgico à adolescência dos integrantes. Por isso, eles buscaram a estética retrô. Além de contrapor o som pesado com um vídeo divertido, os músicos fazem uma performance exagerada, com muitas caretas e power poses acompanhados por um mascote que interage com uma máscara de cavalo. O vídeo foi dirigido por Leonado Vivan.

 

“Cavalo” está disponível nas plataformas digital e foi gravada no estúdio Noise, em Caxias do Sul, com produção e mixagem de Carlos Balbinot. A masterização é de Fabrício Zanco.

 

Ficha técnica:

 

Videoclipe dirigido por Leonardo Vivan.

Assistente de produção: Juliano Mengatto.

Maquiagem: Ramona Garcia.

Fotografia: Bárbara Montavon

Mascote (cavalo): Rafael Scopel de Lima

Vídeo gravado em Setembro de 2018, em Caxias do Sul.

 

Letra: Vinícius Augusto de Lima

Música: Vinícius Augusto de Lima, Bruno Pinheiro Machado, Tiago Perini, Maurício Pezzi, Diego Viecelli de Oliveira e Maurício Gomes.

Música gravada no estúdio Noise, em Caxias do Sul, entre Janeiro e Abril de 2018.

Produção e mix: Carlos Balbinot.

Master: Fabrício Zanco.

Compartilhe:

Related posts

Leave a Comment

três × quatro =

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.