Projeto Piloto: Conheça o Programa de rádio focado na música independente

Projeto Piloto: Conheça o Programa de rádio focado na música independente

Projeto “Piloto” Por que leva esse nome ?

E saiba que há pelo menos três teorias. O termo é aplicado desde 1920 para significar “servir como um protótipo”, como é o caso da expressão “programa piloto. Há também registros em que a palavra significa “guiar”.

Outra explicação é a de que o termo seja derivado da expressão “pilot light” (chama-piloto) dos fogões.

Nesse sentido portanto um episódio piloto é como uma pequena chama usada para iniciar consequentemente um fogo maior.

Em series de televisão o episódio piloto é o nome dado para o primeiro episódio de uma série.

O rádio é um dos meios de comunicação mais tradicionais do Brasil. E, ao contrário do que muita gente pensa, vem conquistando cada vez mais espaço nos meios digitais.

Com um público sempre fiel, os programas de rádio apresentam as temáticas mais variadas possíveis e estão cada vez mais democráticos e acessíveis.

O Projeto Piloto é um programa apresentado Radio Putzgrila apresentado e produzido por Anderson Severo (Tchaina HC)  terças feiras das 21h às 20h na rádio rock de verdade.

A ideia inicial era mostrar os trabalhos das bandas que frequentam o estúdio Ophicina Sonora em Caxias do Sul – RS, Sede da Sub_Discos Selo Fonográfico.

Mas ao iniciar a produção e realizar a curadoria de bandas, artistas e selecionar as músicas foram mais abrangentes e estenderão a programação musical, pautas e as notícias recorrendo a matérias publicadas nos veículos de imprensa e comunicação parceiros que sempre trazem o que tem de mais recente na atualidade da música autoral, independentes e fora do eixo Mainstream.

Conheça alguns Sites parceiros que são utilizados para curadoria de músicas, informações e notícias do Projeto Piloto:

https://subdiscos.blogspot.com

http://www.imprensadorock.com.br/

http://www.heavynroll.com.br/

http://radioputzgrila.com.br/site/

https://www.rockgaucho.com.br

https://www.metalnopapel.com/

http://blogartemetal.blogspot.com/

https://www.correiodopovo.com.br/blogs/cenarock

https://blogconfrariafloydstock.blogspot.com

https://zonapunk.com.br/

https://www.portalrockpress.com.br/

Proposta do Programa:

Levar para o público informações sobre bandas e artista em geral do cenário underground, portanto onde o foco e dar ibope para bandas novas ou relativamente novas, assim como bandas que estão ralando há muito tempo e não tem espaço na mídia convencional.

Divulgando os lançamentos de álbuns, singles, EP’s, Clipes, Troca de formação, shows e tudo mais que seja importante para o público saber.

O programa se utiliza de quadros e sketches sempre apresentados de uma forma espontânea e divertida.

Quadros Fixos:

Como o cronograma de programas inéditos ocorrem na rádio Putzgrila, sendo um loop de reprises na editora virtual temos dois quadros fixos até o momento:

 Rock Na Ativa: (Estréia em Setembro)

Rock Na Ativa começou como uma playlist colaborativa no Spotfy e tantas outras plataformas digitais no intuito de ser executada pelo menos uma vez por semana pelos músicos envolvidos e como rolou uma dinâmica de amizade e colaboração dedicamos uma terça por mês, a primeira no caso a rodar as músicas da playlist interagir com os músicos participantes, através de participações presenciais ou aplicativos, lives, entrevistas, brindes.

Terça Punk:

A última terça de cada mês é totalmente dedicada a cultura punk e seus produtos e universo, tão amplo e polêmico além de trazer música punk e todos seus sub gêneros, temos tópicos como literatura, filosofia, polemicas e controvérsias, Filmes e tudo relacionado ao vasto universo punk

Quadros e Sketchs Esporádicos ou intercalados:

Aquele negócio é música: foco no mercado da música em todos os âmbitos, fonográficos, produção, shows, eventos, serviços e tecnologia.

Livros que você já deveria ter lido: momento do programa onde há espaço para se falar sobre literatura sempre com preferência para publicações como biografias ou relacionadas à música. Leitura de trechos e passagens mais importantes.

Filmes que já deveria ter visto: O nome já diz tudo o foco é sempre em voltado para filmes relacionado com o universo musical mas nada impede e falar de outros filmes culturalmente relevantes ou ou não.

Metflix: Espaço para falar de Series livremente evitando spoilers

Oferecimento dos Parceiros: Citamos os sites de onde tiramos as músicas e as pautas

Financiamento: O Programa é gravado no Estúdio Ophicina Sonora e produzido pela Sub_Discos Distro Label, veiculado na rádio web da editora Virtua e Radio Putzgrila. É um programa independente.

Produção e Apresentação: Anderson Severo Tchaina

Para enviar materiais, notícias, musicas, releases, lançamentos Pelos seguintes contatos:

E mail: subdiscos@gmail.com

Face:   facebook.com/subdiscos

Aproveita e dá um confere numa entrevistas mais legais que já rolaram no programa:

 

Tchaina Bass

Tchaina Bass

Atua como baixista das bandas: Capa Preta Rock, Exclusão Social e Ligante Anfetamínico. Fundou o Selo Sub_Discos. Gerente do Estúdio Ophicina Sonora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito + três =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.