Programação de setembro da Casa de Cultura Mario Quintana

Programação de setembro da Casa de Cultura Mario Quintana

Programação de setembro da Casa de Cultura Mario Quintana

Oficinas de música, teatro, dança e artes visuais estão entre os cursos gratuitos

 

Já estão abertas as inscrições para as oficinas de Arte Sapato Florido da CCMQ! A seleção dos ministrantes foi feita após uma chamada pública de ocupação, aberta em julho. Serão cinco cursos, com encontros semanais e duração de três meses (de 19 setembro a 21 de dezembro). As aulas fazem parte do Plano Anual de Atividades 2018-2019 da CCMQ tem incentivo da Lei Rouanet, patrocínio do Banrisul, planejamento e gestão da Cida Cultural e realização da Casa de Cultura Mario Quintana, Associação dos Amigos da Casa de Cultura Mario Quintana e do Ministério da Cultura/Governo Federal.

Os  workshops oferecidos contemplam teatro, dança, circo e artes visuais. No dia 19 de setembro começa a “Oficina de Clown” com Eveliana Marques (Ekin): atriz, professora de teatro (graduada no curso de Teatro/Licenciatura, pela UFRGS) e palhaça. Direcionado para jovens de 13 a 18 anos, o curso introduzirá algumas noções básicas e elementos para a construção de um clown. Através de brincadeiras do universo infantil, jogos específicos de palhaço e saídas de campo (com a utilização do nariz vermelho), será montado o clown pessoal de cada participante. No cronograma, encontros uma vez por semana, durante 12 semanas, totalizando 30 horas. O trabalho final será a apresentação de um exercício cênico aberto ao público. As inscrições podem ser feitas pelo e-mailpalhacariaekin@gmail.com.

A Sapato Florido também receberá a oficina “Musicarte”, um curso interdisplinar com cruzamentos entre as linguagens da música e das artes visuais. Ministrado por Liana Keller e Marcio Sobrosa, a oficina integrará as duas formas de arte, finalizando com apresentação musical performática, com instrumentos, figurinos, cenários e adereços produzidos pelos participantes. Também será feita uma exposição dos trabalhos de foto performance, desenvolvidos durante o processo da oficina. A atividade é direcionada para jovens de 13 a 18 anos e as inscrições podem ser feitas pelo e-maillianatrapo@gmail.com.

“Jogos de Danças para Adolescentes”, ministrado pela professora, atriz e bailarina Daniela Aquino, utilizará a expressão corporal, em especial a dança, para auxiliar o adolescente a enfrentar barreiras como a timidez e a dificuldade de se comunicar e de se expressar. A dança desenvolve a capacidade de se relacionar com o próprio corpo, com o corpo do outro e com o espaço, de uma forma lúdica. A criação e improvisação dos movimentos ampliam o repertório gestual e desenvolvem a concentração, o foco e a criatividade. A oficina é direcionada a jovens de 13 a 18 anos. As inscrições são feitas pelo e-mail danicaquino@gmail.com.

A oficina “Malungo: Meu irmão de cor” vivenciará o caminho do Museu do Percurso do Negro de Porto Alegre. O grupo vai desenvolver performances que envolvam o afeto positivo e a subjetividade de adolescentes negros sobre questões étnico-raciais ligadas à negritude da cidade através do teatro. O trabalho será coordenado pela atriz Mayura Santos e as inscrições são recebidas pelo e-mail mayuramatos@gmail.com.

A oficina “Ilustração de Seres Híbridos e Fantásticos” vai estimular a criação de figuras híbridas imaginárias, incentivando a imersão no realismo fantástico, inventando personagens míticos e explorando a imaginação dos alunos, além do potencial artístico. Também serão incluídos aspectos que incentivam a criatividade, aumentando a quantidade de modelos, mesclando figuras e enriquecendo personagens criados. A oficina será comandada pelo artistas plásticos e ilustradores, Eduardo Uchôa e Walter Pax. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail: fantasticodesenho@gmail.com.

Serviço das Oficinas de Arte Sapato Florido:

“Oficina de Clown”

Início: 19 de setembro

Oficineira: Eveliana Marques (Ekin)

Duração: 14h30 as 16h30, uma vez por semana, durante 12 semanas, totalizando em 30 horas.

Inscrições: palhacariaekin@gmail.com

Local: Sala Andradas da Casa de Cultura Mario Quintana

Público: jovens de 13 a 18 anos.

“Oficina Musicarte”

Início: 19 de setembro

Oficineiros: Liana Keller e Marcio Sobrosa

Duração: quartas-feiras, das 14h às 16h30, até 19 de dezembro.

Inscrições: lianatrapo@gmail.com

Local: na sala da Oficina de Artes da Sapato Florido.

Público: jovens de 13 a 18 anos.

“Oficina Jogos de Danças para Adolescentes”

Início: 19 de setembro

Oficineira: Daniela Aquino

Duração: quartas-feiras, das 15h às 17h, até 20 de dezembro.

Inscrições: danicaquino@gmail.com

Local: Sala Romeu Grimaldi – 3º andar.

Público: Jovens de 13 a 18 anos.

“Malungo – Meu irmão de cor”

Início: 21 de setembro

Oficineira: Mayura Matos

Duração: quintas-feiras, das 14h30 às 16h30, até 21 de dezembro.

Inscrições: mayuramatos@gmail.com

Local: sala da Oficina de Artes da Sapato Florido.

Público: Jovens a partir de 13 anos.

“Ilustração de Seres Híbridos e Fantásticos”

Início: 21 de setembro

Oficineiro: Eduardo Uchôa e Walter Pax.

Duração: quintas-feiras, das 14h30 às 16h30, até 21 de dezembro.

Inscrições: fantasticodesenho@gmail.com

Local: sala da Oficina de Artes da Sapato Florido.

Público: de 09 a 12 anos.

Ana Beise

Produtora, faxineira fascinante e agente do caos da Putz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 − quatro =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.