“Ocidente Acústico” edição 887 Shows: Fantomáticos e Renascentes

“Ocidente Acústico”
edição   887
Shows: Fantomáticos e Renascentes 
QUANDO: 24 de agosto (quinta) de 2017.

23 horas – a casa abre às 21 horas.

Ingressos: R$30,00 (trinta  reais)

 

 

ONDE:  Ocidente – João Telles esq. Osvaldo Aranha

INFORMAÇÕES:  (51) 3012 2675 –  www.barocidente.com.br   

  

 

Renascentes

Banda gaúcha com trabalho musical autoral, aliando o universo da canção popular brasileira à atitude do rock.
Musicalmente a banda é influenciada pelo movimento da Tropicália, dialogando com o psicodelismo dos Beatles e Pink Floyd, com o rock contemporâneo do Radiohead, com o tango, o baião e o drum’n’ bass, além de obras literárias de autores como José Saramago, Guimarães Rosa, Fernando Pessoa e Pablo Neruda.
Com um sensível acento poético, desenvolvem um trabalho musical visando a qualidade de letras e arranjos: a base da influência do grupo é a literatura, existindo um diálogo com diversas expressões artísticas, visitando nomes como João Guimarães Rosa, Stanley Kubrick e Salvador Dali. Filmes, livros e artes visuais costumam ser as principais motivações da banda na hora de compor, e algumas essas referências ficam evidentes em canções que brincam com imagens literárias.
Lançaram o primeiro disco em 2014 lotando duas sessões no Teatro Renascença em Porto Alegre e saindo em turnê por cidades importantes do Brasil. Ao longo da carreira, que vem desde meados de 2003, fizeram apresentações em casas de shows, eventos universitários, cinemas, escolas, turnês independentes e participações em festivais dentro e fora do Estado.

 

Fantomaticos

Fantomaticos é uma banda de Porto Alegre que lança seu terceiro disco em 2016. Surgida no ano de 1999, ainda de forma experimental, logo se voltou à busca de uma expressão artística própria e ganhou notoriedade na cena alternativa de rock autoral dos anos 2000. O grupo já se apresentou em diversas cidades do Brasil e em 2015 fizeram seus primeiros shows internacionais, no Uruguai. O primeiro disco, ‘No Bosque’ (2008), revela uma grande carga de experimentalismo e originalidade nas composições e arranjos das canções. Seu lançamento teve repercussão nacional na mídia especializada e levou o clipe da canção ‘Gin’ à programação da MTV. O segundo disco, ‘Dispersão’ (2013), revela o amadurecimento artístico-musical na construção de um projeto conceitual que busca criar atmosferas e paisagens sonoras mais introspectivas e consistentes. Sobre o trabalho, o músico Frank Jorge, ícone do rock nacional, disse: “(…) é bom escutar uma voz que busca na música uma forma de expressão tendo a noção do quanto é nobre esta possibilidade. (…) A identidade/sonoridade da banda já conta com impressões digitais próprias. A banda tem o SEU som!” Deste álbum foram lançados quatro clipes que integram a programação de canais como MTV, Multishow e Bis, Box Brasil, com destaque para a música ‘Ao Longe’. Suas canções passaram pela programação da Itapema FM, Unisinos FM, Novos Horizontes, Mínima FM, entre outras e esse repertório foi apresentado ao vivo na rádio Ipanema FM. A canção ‘Recorriendo’, foi remixada pelo artista inglês Midi Error e lançada na rádio BBC Shropshire (Inglaterra). O disco foi destaque na mídia especializada nacional e internacional, como os sites Unsigned & Independent (Irlanda) e Social Radio (EUA). Entre o final de 2014 e o final de 2015 lançaram três EPs, já pelo selo gaúcho Ué Discos, que representa a banda. São eles: ‘Veja Bem a Sua Volta’, que ganhou bastante espaço nas rádios, ‘Keep Calm’, que tem um belo vídeo e ‘Vale’, que mostra um lado bem acústico e marca a entrada do baterista Pedro Petracco na banda. O terceiro álbum, intitulado apenas como ‘Fantomaticos’, propõe músicas mais diretas e minimalistas, voltadas sobretudo para a execução ao vivo. São 12 músicas inéditas produzidas e gravadas pela banda no seu estúdio, o Bunker Studio.

Compartilhe:

Related posts

Leave a Comment

10 − nove =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.