O dia 1º de julho na história do rock

Estúdio vendida, estúdio que abre, John e Yoko se acidentam, Ringo se divorcia. Um dia quente.

ACONTECIMENTOS

1962: Gene Vincent, considerado um dos maiores nomes do Rockabilly, juntamente com Buddy Holly e Eddie Cochran, faz show no Cavern Club em Liverpool, abrindo para a banda da casa, chamada The Beatles.

1969: John Lennon e Yoko Ono, junto com seu filho Julian e sua filha Kyoko, são feridos em um acidente de carro perto de Golspie, Escócia. John recebe 17 pontos em seu rosto, enquanto Yoko tem 14.
1969: Sam Phillips vende a Sun Records, estúdio e gravadora que lançou astros como Elvis Presley, Carl Perkins, Roy Orbison e Johnny Cash.

1970: Jimi Hendrix’s Electric Ladyland Studios, em Nova York são abertos pela primeira vez. No lendário estúdio, que recebeu, entre outros, Peter Frampton, Bad Religion, Stevie Wonder, AC/CD, Led Zeppelin e os Rollling Stones, Hendrix finalizou o seu disco “Eletric Ladyland“. Também foi o estúdio responsável pelo último disco de David Bowie, Blackstar.

1975: Ringo Starr se divorcia de sua primeira esposa Maureen Cox, com quem teve 3 filhos – Zak, Jason e Lee. após uma década de casamento. Maureen morreu de leucemia, aos 48 anos, em 1994.

2008: A BBC transmite o vídeo de uma entrevista inédita com John Lennon e Paul McCartney, de 1968, que tinha sido descoberta definhando em uma garagem em Londres. Porém esta não é a fita original da BBC (que realmente não tem as gravações em seus arquivos por ter reutilizado as fitas nos anos 50 e 60), mas sim um filme de 8mm, com 2min de duração (de um total de 22min de entrevista), sem som, gravado por um fã diretamente da TV. Por sorte, todo o áudio foi gravado por outro fã, que colocou um gravador perto da TV para registrar o momento.(1) Houve algumas tentativas razoavelmente bem sucedidas de sincronizar o vídeo com o áudio.

ANIVERSÁRIOS

1915: Willie Dixon, baixista, cantor, compositor e produtor musical norte-americano, sendo um dos nomes mais importantes do blues, foi uma das inspirações para uma nova geração da música, surgida com o rock and roll. Faleceu em 29 de janeiro de 1992 de doença cardiovascular, aos 76 anos.

1948: John Ford (68 anos), cantor, baixista, guitarrista e compositor inglês. Devido ao seu estilo versátil, já excursionou com músicos como Santana, Jimi Hendrix, Ritchie Blackmore, The Eagles, Frank Zappa, Marc Bolan/T. Rex, Blue Öyster Cult, ZZ Top, RUSH, REO Speedwagon, Steppenwolf, King Crimson, Lynyrd Skynyrd, Billy Preston, Cat Stevens, Roy Harper e Dave Mason.

1963: Roddy Bottum (53), tecladista da banda Faith no More.
FALECIMENTOS

1981: Rushton Moreve (32 anos), baixista do Steppenwolf entre 1968 e 1969 e voltando para a banda em 1978.
LANÇAMENTOS

1969: The Doors, The Soft Parade. O quarto disco de estúdio dos caras, com arranjos de metais e cordas e com a maioria das músicas escritas por Robby Krieger uma vez que Jim Morrison estava mais preocupado com suas poesias.

1973: Bob Dylan, trilha sonora do filme Pat Garrett e Billy the Kid.

FONTES:
https://en.wikipedia.org/
https://pt.wikipedia.org/
http://oldies.about.com/od/oldieshistory/a/Today-In-Oldies-Music-History-July-1.htm

Compartilhe:

Related posts

Leave a Comment

4 × quatro =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.