Morrostock de Peso 2020

Não é de hoje que o punk/hardcore brasileiro e o finlandês estão conectados. Desde que passou a reverberar por aqui, na primeira metade dos anos 1980, o estilo cru e urgente motivou forte afinidade entre bandas nacionais e da nação no norte europeu. Artistas seminais do gênero em território nacional — como Ratos de Porão, Olho Seco, Armagedom e Lobotomia — sempre fizeram questão de exaltar a identificação com seus pares da Finlândia. A capa do clássico Crucificados pelo Sistema, disco de estreia do RDP, ilustra essa relação: o jovem de moicano que protagoniza a imagem carrega em seu braço esquerdo um patch com o símbolo dos finlandeses Terveet Kädet. Algo que, conforme João Gordo, vocalista do Ratos, gerou até uma confusão histórica. Isso porque a maneira como TK está grafada lembra as letras HC, fazendo com que muitos pensem que a insígnia é a abreviação de hardcore. Entenda aqui: https://bit.ly/330y19E.

E é justamente o lendário conjunto nórdico formado em 1980, e que tem sua alcunha diretamente relacionada com o cenário punk do Brasil, a atração principal do Morrostock de Peso 2020. O evento ocorre nos dias 28 e 29 de março, em espaço descentralizado e democrático, fora do eixo da Capital: o Balneário Ouro Verde, em Três Barras — localidade de Santa Maria, região centro do Rio Grande do Sul.

Além do quarteto hoje composto por Läjä (voz e único integrante da formação original), Lene (baixo), Ilari (guitarra) e Samppa (bateria), o festival reúne também nomes representativos da música extrema independente gaúcha. São eles: No Rest (Porto Alegre), Tijolo Seis Furos (TSF) (Santa Maria), Losna (Porto Alegre), BRISOCKS (Santa Maria), Escöria (Rio Grande), Discrença (Esteio), Harmony Fault (Lajeado), Estado Terminal (Porto Alegre), Sem Bandeira (Carlos Barbosa), Mithrubick (Passo Fundo), Tarja Preta HC (Santa Maria), KDP grindcore (Porto Alegre) e Exclusão Social (Caxias do Sul).

Morrostock de Paso 2020 Com Terveet Kädet
Data: 28 (sábado) e 29 (domingo) de março de 2020
Local: Balneário Ouro Verde | Três Barras, em Santa Maria/RS
Horário: sábado porteira abre às 11h, shows às 18hs. Domingo shows ao meio-dia
Ingressos: primeiro lote R$ 66,00 (preço único)
Pontos de Vendas Físicos:
Bar do tio Lú (Rua Marcilio Dias, 1.440, bairro Azenha)
Valor:
Antecipado — R$ 66,00
Venda on-line: bit.ly/32K9zsK
Realização: Gamana, Marquise 51 e Todt
Correalização: Balneário Ouro Verde
Apoio: Vedita Produções, Nova Embaixada e União Metal Punk

Sobre Terveet Kädet
Traduzido como “Mãos Saudáveis” para o português, Terveet Kädet é uma banda de hardcore/punk formada na cidade de Tornio, em janeiro de 1980. O quarteto é bastante influente e conectado com o estilo no Brasil. Max Cavalera (ex-Sepultura, Soufly) chegou a listar o grupo como um dos seus preferidos, pela simplicidade e agressividade.

Tiveram diversas formações nas últimas quatro décadas, sendo o cantor Veli-Matti “Läjä” Äijälä o único membro que está desde o início. Atualmente, os shows do TK são com os mesmos integrantes do Lapin Helvetti, outro projeto do vocalista e fundador do Terveet Kädet.
Em seus 40 anos de barulho, os caras lançaram aproximadamente 50 registros (entre trabalhos de estúdio, singles, EP’s e participações em coletâneas).

Related posts

Leave a Comment

19 + dezoito =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.