Mondo Cane Bar apresenta Audições Comentadas

A gente ama música. A gente ama conversar. A gente ama cerveja. Decidimos juntar tudo!
Nas TERÇAS de Novembro, a partir das 20h, o Mondo Cane Bar (João Alfredo, 325) recebe o projeto cc! Em parceira com Daniel Villaverde, trazemos músicos, críticos musicais e colecionadores para dar play em discos que amam e explicar o porque desse amor. O disco roda, a gente bebe e fala. E se diverte! No dia 06, Villaverde fala sobre a coletânea Nuggets: Original Artyfacts from the First Psychedelic Era (1972), uma compilação de bandas de garagem americanas que influenciaram todo o punk rock; no dia 13, André Kleinert analisa “Room of lights” da banda Crime and City Solution (1986), um dos precursores do pós-punk; dia 20 tem Rodrigo Luz falando sobre a banda Celtic Frost, um dos criadores do metal extremo; pra fechar, dia 27 falamos de punk brasileiro com o disco “Pela Paz em Todo o Mundo” (1986), do Cólera!
Esta é a playlist e as datas, com os nomes dos comentaristas:
Dia 06/11
Nuggets: Original Artyfacts from the First Psychedelic Era (1972), com Daniel Villaverde
Mítica compilação de bandas de garagem americanas que faziam rock visceral e urgente em três acordes, o Nuggets foi um projeto idealizado por Lenny Kaye, guitarrista do Patti Smith Group, com a supervisão da Elektra Records. Ao explicar o disco, Kaye cita pela primeira vez o termo "punk rock". Não é a toa que bandas como The Sonics, Standells, Music Machine e muitas outras influenciaram e continuam influenciando não só o punk, mas outros gêneros que vieram na sequência. Do Minor Threat aos Ramones, difícil é não citar bandas que beberam na fonte dessas bandas obscuras e esquecidas em sua própria época, exatamente por estarem à frente do seu tempo. Daniel Villaverde participou das bandas Scream Noise, Ornitorrincos, Facão 3 listras, Fiasco e Non-Human. Organiza shows e escreve fanzines sobre música desde os anos 1990. Dirige o selo independente Punch Drunk desde 2003, lançando bandas nos formatos Vinil, fita K7 ou CD.
Dia 13/11
“Crime and City Solution” (1986), com André Kleinert
Nas ruas de uma Berlim em preto e branco nos anos 80, o anjo Damiel persegue a trapezista Marion. Ela entra em um boteco qualquer e lá no palco uma obscura banda toca uma estranha canção quase inclassificável, uma intensa balada gótica punk-blues. A trilha sonora de anjos caídos e de um mundo se desintegrando? O Crime and The City Solution era isso e um pouco mais ainda. “Room of lights”, seu LP de estreia, sintetizou uma peculiar musicalidade à flor da pele, fruto das experiências sônicas de párias do underground australiano e europeu. André Kleinert é crítico de cinema, membro da ACCIRS e editor do blog “Antidicas de cinema”, coautor da “Enciclopédia dos quadrinhos” (L&PM) e colecionador de discos.
Dia 20/11
Celtic Frost e metal extremo de vanguarda, com Rodrigo Luz
Formado em 1984, na Suiça, o Celtic Frost criou álbuns essenciais do metal extremo (principalmente o black e death metal). São visionários no experimentalismo, estética e identidade de vários gêneros e maneirismos vistos até hoje no metal. Nesta audição, focamos em seus três primeiros e mais influentes álbuns: Morbid Tales, To Mega Therion e Into The Pandemonium.
Rodrigo Luz, jornalista formado pela PUCRS, participa de bandas como Shade Of Mankind, Vegas, Cvlpa, Viruskorrosivus, I Am Nihil, No Rest, Pense Bem 1000/1, entre outros projetos. Apresentou o vlog Vira O Disco, escreveu  artigos sobre música no Medium e participou do livro "1991: 25 textos emcelebração aos 25 anos de álbuns clássicos do rock e da música pop".
Dia 27/11
“Pela paz em todo o mundo”- Cólera (1986), com Wender Zanon
No meio desse caos cotidiano de 2018, o segundo disco do Cólera. “Pela paz em todo mundo” segue atual: fala sobre construir ao invés de destruir. Esse foi o grande diferencial do Cólera naquele cenário de inicio do punk brasileiro. Os protestos da banda ainda ecoam fortes no presente do Brasil.
Wender Zanon é Jornalista, produtor cultural, baixista da banda Paquetá.
AUDIÇÕES COMENTADAS
Todas as TERÇAS de Novembro – dias 06, 13, 20 e 27
A partir das 20h
Mondo Cane Bar – O Bar do Fantaspoa
Rua João Alfredo, 325 – Cidade Baixa
Mondo Cane Bar
R. João Alfredo, 325 – Cidade Baixa
Compartilhe:

Related posts

Leave a Comment

quinze + catorze =

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.