Metallica receberá o prêmio Polar Music, considerado o “Nobel da música”

Foi divulgado através de um comunicado, na última quarta, 14, que o Metallica receberá o prêmio Polar Music – equivalente ao Nobel –, que reconhece excelência internacional na música, na próxima edição de 2018 da cerimônia. A banda receberá 1 milhão de coroas suecas, que podem ser convertidas para aproximadamente U$ 126 mil dólares. Segundo os integrantes, o dinheiro será doado para a organização All Within My Hands, fundada pelo próprio Metallica, e que ajuda comunidades carentes com educação, doações de alimentos e outros serviços locais.

Desde as turbulências emocionais de Wagner e os canhões de Tchaikovsky, ninguém havia conseguido compor músicas tão físicas e furiosas, mas ao mesmo tempo tão acessíveis”, lê-se no comunicado. “Através de um modo de tocar virtuoso, combinado a andamentos acelerados, o Metallica levou o rock a lugares até então desconhecidos. No mundo da banda, tanto o quarto de um adolescente quanto um auditório podem se transformar em Valhalla. A força dos álbuns lançados por eles ajudou milhões de ouvintes a transformar senso de alienação em super-poder.”

Lars Ulrich, baterista e fundador da banda, contou à BBC que o prêmio coloca eles “em companhia diferenciada”. “É uma enorme validação de tudo que fizemos nos últimos 35 anos. Ao mesmo tempo, sentimos que estamos na nossa melhor forma, com muitos ótimos anos pela frente.” O vocalista e também membro original James Hetfield diz que “por mim e pelo Metallica, estou grato por ter esse prêmio como parte do nosso legado e da nossa história.

O Metallica foi formado em Los Angeles, em 1981, e ajudou a criar o thrash metal como um gênero. O quinto disco deles, o The Black Album, vendeu mais de 16 milhões de cópias, sendo o álbum mais vendido dos últimos 25 anos, além de, junto com outros quatro lançamentos da banda, ter aparecido na lista da Rolling Stone EUA dos maiores álbuns de metal de todos os tempos.

Músicos que já receberam o prêmio no passado incluem Paul McCartney, Paul Simon, Patti Smith, Björk, Pink Floyd, Led Zeppelin, Stevie Wonder, Bruce Springsteen, Elton John e Quincy Jones. a honraria foi fundada pelo ex-agente da banda Abba, Stig Anderson, em 1989, e o nome vem do selo musical do próprio Anderson, Polar Music.

Veja abaixo o vídeo que anunciou a premiação da banda.

Related posts

Leave a Comment

14 − 8 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.