INTERCENA, projeto de internacionalização das artes cênicas

INTERCENA – o primeiro mercado profissional de artes cênicas do sul do Brasil

Um passo importante será dado no Rio Grande do Sul com o lançamento do INTERCENA – um projeto de artes cênicas, criativo e inovador, que terá lançamento dia 04 de dezembro na capital gaúcha.

A criatividade e a inovação do INTERCENA, projeto de internacionalização das artes cênicas do Estado do Rio Grande do Sul, é o caminho de enfrentamento das complexidades atuais no campo da cultura no Brasil. O elemento primordial da proposta é a reinvenção de novos mercados para a artes, a fim de garantir sua adaptabilidade e consequentemente a sobrevivência e a distribuição da produção de artes cênicas pelos territórios nacionais e internacionais.

A proposta de impacto do INTERCENA não vem apenas da sua originalidade, mas sim de um processo que leva a uma nova maneira de pensar e agir. É nesse sentido que o projeto é considerado como uma “Liderança” e uma “Diferenciação”, dentro de inúmeros projetos culturais no país. O seu ineditismo caracteriza uma potência e representa um tipo de atuação diferenciada para o estado Rio Grande do Sul, permitindo um espraiamento de dispositivos de relacionamento em outros estados do Brasil e outros Países.

Aspectos relacionados à economia da cultura, geração de emprego e renda, fortalecimento da cadeia produtiva das artes cênicas e a formação de mercado para a cultura compõe a estruturação conceitual do INTERCENA, que valoriza e promove o desenvolvimento da cultura e das artes cênicas.

O INTERCENA antecipa mudanças necessárias no Brasil, pois rompe com paradigmas atuais.

Projeto cultural promove a autonomia ao buscar melhores condições para os artistas cênicos em toda cadeia produtiva. Portanto contribui de forma significativa ao aprofundar a discussão de tópicos como: difusão e circulação da produção de artes cênicas, formação de público, fomento ao intercâmbio nacional e internacional, investimento na qualificação artística, técnica e de gestão, para a difusão da imagem do Rio Grande do Sul no Brasil e no exterior, além do impulso nos mercados de trabalho e economias locais, proporcionado pelos Festivais de Artes Cênicas.

A primeira edição do INTERCENA potencializará a discussão de um pensamento cumulativo e sistemático a respeito da internacionalização das artes cênicas, assim como a reflexão, mobilização e sistematização de um pensamento a respeito dessa fruição no território nacional e internacional. A proposta do projeto cultural INTERCENA, vai realizar uma capacitação para a Internacionalização de vinte e duas cias de artes cênicas do estado do Rio Grande do Sul, uma Rodada de Negócios com mais de trinta curadores e programadores de festivais nacionais e internacionais, promoverá o 1o Seminário Internacional Sobre Festivais de Artes Cênicas e Apoio para Cias de Artes Cênicas ou Festivais para o intercâmbio das produções cênicas. Esse conjunto de ações fortalecem o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva de artes cênicas.

O INTERCENA é financiado através da lei de incentivo a cultura do governo do estado, tem o apoio cultural do Núcleo de Estudos em Economia Criativa e da Cultura (NECCULT), ambiente interdisciplinar de ensino, pesquisa e extensão vinculado à Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS, do Ministério da Cultura, através da Secretaria da Economia da Cultura e do Observatório dos Festivais, espaço de informação e reflexão sobre os festivais de artes cênicas no Brasil.

A existência de um projeto como o INTERCENA merece ser comemorada, aplaudida e transformada em referência do setor.

SERVIÇO:

LANÇAMENTO (aberto ao público em geral)

Quando: segunda-feira
Dia 04 de dezembro
às 19hs

Onde: Teatro do Centro Histórico-Cultural Santa Casa
Av. Independência, 75
Centro
Porto Alegre

Estacionamento no local

RSVP: info@intercena.com.br

Previsão de duração: máximo 2 horas
Aberto ao público

Maiores informações em: WWW.INTERCENA.COM.BR

Compartilhe:

Related posts

Leave a Comment

dezesseis − um =