Iberê promove curso sobre a série britânica Black Mirror

Nos sábados 26 de agosto e 02 de setembro, a Fundação Iberê Camargo promove o curso Espelho Obscuro: uma interpretação filosófica da série Black Mirror, com o professor e escritor Moysés Pinto Neto. Os encontros abordarão a série britânica Black Mirror a partir de dois eixos hermenêuticos que são reunidos em dois pares de episódios.

O primeiro trata da relação entre corpo, trabalho e performance – a partir do eixo da biopolítica na contemporaneidade – debatendo os episódios Fifteen million merits (s01e02) e Nosedive (s03e01). No segundo eixo, aparecerão os dilemas da política na contemporaneidade, com a crítica da representação, a ascensão dos populismos, a integração com as redes digitais e a crise da democracia. Os episódios discutidos serão The National Anthem (s01e01) e The Waldo Moment (s02e03).

Recortando aleatória e transversalmente a série, o curso busca pensar o contemporâneo à luz da ficção científica enquanto antropologia especulativa, redefindo a autoimagem do humano, dos objetos e dos campos simbólicos que permeia a existência cotidiana.

 

Moysés Pinto Neto é Doutor em Filosofia pela PUCRS, com estágio-sanduíche no CRMEP (Centre for Research in Modern European Philosophy) – London – UK. É especialista em Jacques Derrida e atualmente circula por temas da filosofia como metafísica, perspectivismo ameríndio, Antropoceno, aceleracionismo, desconstrução e plasticidade. Professor da Universidade Luterana do Brasil, escritor de dois livros e diversos artigos, blogueiro (http://www.medium.com/@moysespintoneto), docente em diversos cursos de extensão que trabalharam temas como filosofia, rock, arte, ecologia, tecnologia e política.

Black Mirror é uma série de televisão britânica antológica de ficção científica criada por Charlie Brooker e centrada em temas obscuros e satíricos que examinam a sociedade moderna, particularmente a respeito das consequências imprevistas das novas tecnologias.

 

SERVIÇO

O que? Curso Espelho Obscuro: uma interpretação filosófica da série Black Mirror, com Moysés Pinto Neto

Quando? 26/08 e 02/09 (sábados), das 14h às 18h.

Onde? Auditório BTG Pactual | Fundação Iberê Camargo – Av. Padre Cacique, 2.000.

Quanto? R$ 125,00 (dois encontros)Inscrições até 22 de agosto pelo e-mail cultural@iberecamargo.org.br

Compartilhe:

Related posts

Leave a Comment

três × 3 =