Festival Porto-Alegrense de Bandas Instrumentais abre inscrições para grupos de todo o Estado

Projetos autorais têm até o dia 15 de fevereiro para participarem da seleção

Entre os dias 17 e 18 de março de 2018, o Solar Paraíso (Travessa Paraíso, 71 – Bairro Santa Teresa) recebe a terceira edição do Festival Porto-Alegrense de Bandas Instrumentais (III FEBI). O casarão, que também abriga o Porto Alegre Em Cena, receberá música produzida por bandas independentes de todo o Rio Grande do Sul. O FEBI já contou com bandas como Marmota Jazz, URSO e Trabalhos Espaciais Manuais, e se estabelece como um incentivo para o crescente número de projetos autorais do Estado.

Para 2018, um edital será responsável por recrutar quatro bandas para integrar a programação. Em iniciativa inédita no Festival, os grupos terão a oportunidade de estrelar no palco junto a bandas como Kiai, Gabriel Romano e Quarto Sensorial. As inscrições são gratuitas e acontecem até o dia 15 de fevereiro, por meio de um formulário disponível no site do FEBI (www.febinstrumental.com). Os candidatos devem disponibilizar pelo menos dois links contendo uma música de autoria do grupo ou de um de seus integrantes. Os escolhidos terão a oportunidade de difundir o seu trabalho e ainda receberão cachê pelas apresentações.

O Festival Porto-Alegrense de Bandas Instrumentais busca trazer diversidade aos palcos da cidade, mostrando ao público, as inúmeras possibilidades sonoras da música instrumental. Neste ano, valorizando o envolvimento que os grupos participantes tiveram nas primeiras edições, além das cinco escolhidas, três bandas (Kiai, Gabriel Romano e Quarto Sensorial) serão as anfitriãs para outras três (Gilberto Oliveira, Magabarat e MOIO), que serão acolhidas como convidadas.

Ao ampliar os espaços disponíveis para apresentação da música instrumental, o Festival evidencia a figura dos instrumentistas não só como acompanhadores dos cancioneiros, mas como compositores e arranjadores potentes da música popular. Esse projeto é financiado pelo Edital SEDAC no 13/2016 – Pró-cultura RS FAC da Música – Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer – Governo do Rio Grande do Sul.

Serviço:

O quê: 3ª edição do Festival Porto-Alegrense de Bandas Instrumentais abre edital para bandas de todo o RS
Quando: de 15 de dezembro a 15 de fevereiro
Onde: https://febinstrumental.com/
Mais informações: https://www.facebook.com/febinstrumental/

As fotos são todas da Sofia Cortese, feitas na segunda edição, em 2016

Compartilhe:

Related posts

Leave a Comment

16 − dois =