Facebook vai bloquear transmissões ao vivo com música

Facebook vai bloquear transmissões ao vivo com música

O Facebook vai bloquear transmissões ao vivo com música.

Como já não bastasse a dificuldade de manter transmissões ao vivo de DJs no Facebook, parece que as coisas vão ficar muito, muito piores. Em breve o Facebook deve introduzir novas regras mais agressivas do que nunca com relação às transmissões que criem “experiências de audição de músicas”.

Enquanto DJs renomados, empresas da indústria musical, selos e gravadoras seguem fazendo acordos “por debaixo dos panos” para fazerem suas lives impunemente na plataforma, parece que o “uma regra pra eles, uma regra pra nós” será em breve reforçado.

Como parte de uma mudança mais radical nas políticas do Facebook, estão novas diretrizes específicas para música, que dizem que “Você não pode usar vídeos em nossos Produtos para criar uma experiência de audição de música… Se você usar pra você ou para outros, seus vídeos serão bloqueados e sua página, perfil ou grupo podem ser deletados. Isso inclui LIVES.”

A mensagem do Facebook é clara: O Facebook é para compartilhamento com a família e os amigos, não para compartilhamento de música (a menos que você seja grande o suficiente para “merecer” uma exceção à regra para o seu projeto comercial.

Então como serão as lives?

Bem, se vocês quiser fazer legalmente, você tem algumas opções e a mais óbvia é o Mixcloud Live. É claro que vai dar muito mais trabalho levar as pessoas até o MixCloud e é claro que esse serviço tem um custo, mas é 100% legal e foi desenvolvido para este fim.

Outra opção seria o Youtube. Por causa de sua postura em permitir que os proprietários de direitos monetizem conteúdo protegido por direitos autorais por meio de publicidade e mineração de dados, é a mais tolerante das plataformas convencionais para transmissão ao vivo – mas está muito atrás do Mixcloud, e sua transmissão ainda pode ser interrompida, bloqueada, ou pior.

É extremamente frustrante para DJs, e uma pena que a lei não pareça conseguir acompanhar a tecnologia e a maneira como as pessoas querem usá-la (especialmente porque muitos estariam dispostos a pagar pelo privilégio). É especialmente irritante para os DJs ver empresas que contam com esses mesmos DJs como clientes transando ao vivo, aparentemente com a bênção das grandes plataformas.

Mas é assim que está agora. Só não diga que não foi avisado.

 

Traduzido livremente com auxílio do Google do texto de Phil Morse.

Rádio Putzgrila

Rádio Putzgrila

A Putzgrila é um veículo de rock consolidado na internet, com mais de 13 anos de programação ao vivo, transmissões de festivais, notícias, lançamentos e cobertura de shows nacionais e internacionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro + 19 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.