Escambau lança Leite de Pedra

A banda Escambau acaba de lançar Leite de Pedra. Com 9 faixas, o quinto disco de estúdio do grupo entrou no ar nas principais plataformas digitais. Coeso e direto, é uma pedra bruta de rock realizado por uma banda visceral e traz uma mensagem clara de resiliência.

O álbum foi todo gravado em meio às paredes de pedra das ruínas de um antigo depósito de erva-mate — onde hoje funciona um hotel — na cidade histórica de Antonina (interior do Paraná). Giovanni Caruso (voz e guitarra), Maria Paraguaya (voz, percussão e sintetizador), Zo (guitarra), Yan Lemos (baixo e voz) e Yuri Vasselai (bateria) se isolaram no local no dia das últimas eleições presidenciais e permaneceram lá por cinco dias registrando todas as faixas. As sessões foram filmadas e podem ser conferidas em um documentário sobre o disco que a banda disponibilizou em seu canal no Youtube.

Musicalmente, o trabalho é o mais linear da obra do grupo, que normalmente produz álbuns diversificados e híbridos quanto ao estilo. Em Leite de Pedra, vão direto ao ponto no título mais roqueiro de sua carreira. As composições e letras são inteligentes e poéticas, como em todo o restante da discografia, mas também engajadas — sem serem panfletárias — e politizadas na realidade cotidiana. A mensagem é sempre forte, direta e atual, com a dose certa de inconformismo e indignação fundada na melhor tradição do rock de protesto.

A capa de Leite de Pedra dialoga com o título ao apresentar uma escultura da vocalista Maria Paraguaya: um coração vivo preso em um corpo fossilizado. O álbum foi precedido por um single, “Revoluções Diárias (Procura tua alegria)”. A faixa foi lançada no final de maio, emplacou em playlists importantes e também ganhou um videoclipe.

Leite de Pedra marca o aniversário de 10 anos de carreira do grupo. E a melhor metáfora sobre a trajetória da banda é justamente o título do disco. Para permanecer na ativa por uma década como uma banda independente, tocando, produzindo e construindo uma obra no cenário alternativo brasileiro, eles realmente tiveram que tirar leite de pedra.

O lançamento foi realizado pelo Selo180, que recentemente lançou um compacto em vinil da banda com o EP em espanhol Eléctrico. Uma edição limitada de Leite de Pedra em LP colorido está prevista para breve.

Related posts

Leave a Comment

nove − 9 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.