Dica do 4oldtimes: Horisont, um petardo de hard rock sueco.

Dica do 4oldtimes: Horisont, um petardo de hard rock sueco.

Estamos finalmente retomando esta seção que ficou esquecida por algum tempo. De qualquer forma, o que importa é que as dicas do 4oldtimes estão de volta ao ar. O que veremos desta vez é uma banda que vem despontando no mundo do rock, saindo lá da gelada Suécia: trata-se da competente Horisont.

Horisont

A banda parece ter se lançado na onda do sucesso recente da excelente Graveyard, que vem montando um cenário promissor de revival do hard rock setentista lá na Suécia. Como dizem os caras da Horisont em seu MySpace: “Para um país com menos de dez milhões de habitantes, a Suécia emplaca um golpe pesado quando se trata de guitarras altas”. Claramente inspirados nos conterrâneos da Graveyard – que fazem uma mescla de blues rock, hard rock setentista e heavy metal -, os mancebos da Horisont surgiram em 2010 com Tva Sidor Av Horisonten (Dois Lados Do Horizonte).

Primeiro disco da Horisont: Tva Sidor Av Horisonten (2010)

Unindo o stoner às influências tradicionais graveyardísticas, a Horisont ganhou muita atenção depois da sua estreia no mundo da música. Eles logo assinaram com a Rise Above Records, que também é a gravadora de outra casca-grossa do cenário sueco, a Witchcraft. Mas voltando à Horisont, é preciso dar-lhes nossos parabéns. Muitas bandas acabam se perdendo do bom caminho após um primeiro álbum bem sucedido – e esse não foi o caso dos rapazes do horizonte. Eles já lançaram o seu segundo disco, intitulado Second Assault, no começo deste ano.

Capa do Second Assault (2012), segundo disco da Horisont

Olhando para seu primeiro disco, vemos uma arte meio macabra e sem muitas cores – fato que se repete no Second Assault. Dá pra dizer que a capa ajuda a definir a pegada da banda: um rock ‘n’ roll sem frescura, bastante cru. Os rapazes têm um pé fincado lá nos anos 70, como já dissemos, e mostram isso ao longo da gravação com bons riffs, um vocal bacana (que tem uma voz bastante parecida com a de Joakim Nilsson, do Graveyard) e uma pegada forte. É interessante notar que metade das canções é inglês e a outra metade em sueco, traço que foi abandonado no segundo lançamento, que conta somente com músicas em inglês (talvez buscando atingir um público maior). De toda maneira, o Horisont parece estar na trilha certa para um futuro sólido no meio da música, juntando-se a outras bandas que vêm surgindo nos últimos anos para calar a boca de quem diz que o rock morreu.

 

Eis o link para o MySpace dos caras:  Horisont

Por Ismael Calvi Silveira

Rádio Putzgrila

Rádio Putzgrila

A Putzgrila é um veículo de rock consolidado na internet, com mais de 13 anos de programação ao vivo, transmissões de festivais, notícias, lançamentos e cobertura de shows nacionais e internacionais.

Um comentário em “Dica do 4oldtimes: Horisont, um petardo de hard rock sueco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 3 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.