Debaixo de uma parede cinza existe um amor pela nossa cidade” OsGemeos

Debaixo de uma parede cinza existe um amor pela nossa cidade” OsGemeos

“Cidade Cinza” é um documentário dos diretores Marcelo Mesquita e Guilherme Valiengo que retrata a história de um dos principais grupos de arte de rua de São Paulo e sua disputa por espaço com uma cidade brutalista e cimentada. Produzido pela Sala12, filmado durante seis anos, “Cidade Cinza” acompanha o trabalho de artistas reconhecidos internacionalmente, como OsGemeos, Nunca, Nina, Ise, Finok, Zefix, entre outros, e seu impacto visual na cidade de São Paulo. O documentário será lançado no dia 22 de novembro de 2013, nos cinemas das principais capitais do Brasil, com distribuição de O2 Play e Espaço Filmes, de Adhemar de Oliveira.

 “Mais do que um filme de graffiti, “Cidade Cinza” é um filme sobre e para São Paulo. É o retrato de uma cidade onde a miopia cultural e a completa falta de planejamento urbano imperam, conta Marcelo Mesquita, diretor do filme. “Artistas como Osgemeos, Nina, Nunca e Criolo criaram um universo único, cada um a seu estilo, mas com uma poesia prima e não menos paulistana.”

“Cidade Cinza” estreou no maior festival de documentários da América Latina, o “É Tudo Verdade” 2013, em abril e foi sucesso absoluto de público. Faz também parte da seleção oficial do 29º Festival de Varsóvia (Polônia), que acontece em outubro, da seleção do Festival de Films du Monde, que acontece ente 22 de agosto e 2 de novembro em Montreal (Canadá) e do Festival de Zurich (Suíça) em outubro. Nesse mês, também será exibido na 37ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Em novembro, participa ainda do DOCNYC, festival norte americano que tem Joe Sacco e Michael Moore entre os organizadores.

Financiamento Coletivo e distribuição 
“Cidade Cinza” é uma produção independente, que levou seis anos para ser realizada. Após esse longo processo, e com o filme pronto, o sonho dos realizadores era que o filme fosse distribuído nos cinemas de todo o Brasil. Para tal, a produtora precisaria ter recursos para investir na comunicação e divulgação do projeto, assessoria, estreia, cópias etc, a fim de que o filme pudesse atingir as exigências e interesses do mercado exibidor do Brasil.

Como não conseguiram captar todos os recursos necessários via Lei de Incentivo, or produtores de Cidade Cinza optaram por abrir o projeto para o Crowdfunding, em julho, e tiveram 60 dias para captar o valor pedido no esquema “tudo ou nada”. A campanha encerrou no dia 13/09 com o resultado final de R$98.778 captados através de 530 apoiadores – e ultrapassou em 19% o valor estipulado com meta.

“Cidade Cinza” será o primeiro filme distribuído pela O2 Play – braço da O2 Filmes com foco para distribuição em cinema e Vídeo On Demand, em parceria com a Espaço Filmes, de Adhemar de Oliveira. “A Espaço Filmes e a O2Play reconheceram a importância e a força do projeto em um momento crucial para nossa equipe”, ressalta Marcelo Mesquita. “É com muito orgulho e graças a essas pessoas que hoje podemos afirmar que estaremos nos principais cinemas do Brasil”, comemora.

Trilha sonora

Um dos destaques de “Cidade Cinza” é a trilha sonora produzida por Daniel Ganjaman, além de “Doum”, música inédita especialmente composta pelo rapper Criolo para o filme. “Recebemos a música com o filme já pronto, e tivemos que entrar novamente na ilha de edição para mudar o final, tamanha a sua força”, revela o diretor. “A letra é um soco no estomago, e transforma o Criolo de certa forma em um dos protagonistas do filme”.

Sinopse

“OsGemeos, Nunca e Nina são artistas famosos no mundo todo por seu estilo de grafite. No exterior, suas obras são expostas em museus e galerias. Em São Paulo, sua cidade de origem, os seus grafites são pintados de cinza pela prefeitura. Ao som da trilha original de Criolo e Daniel Ganjaman, CIDADE CINZA acompanha a repintura de um enorme mural que foi apagado, abre nossos olhos para as cores deste grupo de artistas e questiona o cinza que cerca nossas vidas nas grandes metrópoles.”

www.facebook.com/cidadecinzafilme
www.youtube.com/cidadecinzafilme

Rádio Putzgrila

Rádio Putzgrila

A Putzgrila é um veículo de rock consolidado na internet, com mais de 13 anos de programação ao vivo, transmissões de festivais, notícias, lançamentos e cobertura de shows nacionais e internacionais.

Um comentário em “Debaixo de uma parede cinza existe um amor pela nossa cidade” OsGemeos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 4 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.