Boka, baterista do Ratos de Porão, fará palestra em POA

 

Maurício Alves Fernandez, o Boka, não é apenas o baterista do Ratos de Porão. Ele é também proprietário do selo Peculio Discos e uma das pessoas mais ativas no cenário independente do Brasil. É uma figura que compreende, como poucos, a expressão que norteia a cultura punk/hardcore: a do faça você mesmo. Com a banda, uma das maiores referências em desgraceira sonora do país, já correu o mundo em turnês que ele mesmo ajudou a organizar. No comando da Peculio, lançou discos gringos que gravadora nenhuma quis colocar no mercado e auxiliou artistas desconhecidos da música torta nacional a ganhar um pouco de visibilidade. Ou seja: quando o assunto é ‘do it yourself’, o cidadão manja do riscado.

Sabendo que esse é o tipo de conhecimento que precisa ser compartilhado – melhor que isso, deve ser disseminado –, Boka aproveita o intervalo entre seus compromissos para dar palestras. É justamente isso que o músico fará dia 12 de novembro em Porto Alegre, às 20h, no Mondo Cane (Rua João Alfredo, 325). Como ele tocará com o RDP na Capital gaúcha um dia antes, dentro do projeto Segunda Maluca, vai esticar a estadia para trocar uma ideia com gente que, assim como ele, acredita na força do submundo artístico.

Em pauta, o baterista abordará sua trajetória no circuito underground, fará um faixa a faixa comentado do disco Homem Inimigo do Homem (o último full length do Ratos, lançado em 2006) e adiantará alguma novidade sobre Século Sinistro, novo álbum que está gravando com Jão, Gordo e Juninho. Para completar, também haverá a famosa banquinha com material independente (com peças da Peculio Discos, claro!).

 

A palestra, nas palavras do próprio Boka

 

Muitas vezes fica difícil acreditar que já se passaram mais de 26 anos desde a primeira vez que eu toquei bateria de verdade. Quando olho para trás, parece que vivi e continuo vivendo um sonho, um privilégio para poucos, a realização de todo e qualquer músico que gosta do palco. Ou seja: fazer shows ao redor do mundo!

Pensando na vivência e no acúmulo de experiência adquirida através de um quarto de século tocando bateria, gravando, viajando, fazendo shows e tours, iniciando meu próprio selo, conclui que já é um bom momento para dividir tudo isso com outras pessoas de maneira mais direta.

Muitos desconhecem por completo o universo da música independente e do “faça-você-mesmo”. Outros, muitas vezes, mistificam algo que é, sem sombra de dúvidas, viável. Assim, deixam seus anseios e sonhos de lado pelo fato de não compreenderem o que é ser realmente independente e todas as dificuldades desta árdua conquista (sim, ser independente é uma conquista e não aceitem que te digam o contrário!) que, através das gerações, perpetua um grandioso cenário.

Tocando bateria e conversando com o público, estou certo de que este bate-papo/palestra vai estar na contramão de outros apresentados ultimamente. Falarei um pouco sobre minha história e minha visão/opinião sobre “ser independente”. Além de compartilhar histórias, tentarei transmitir como funciona e onde “existe” o universo do “faça-você-mesmo”, do underground, dos discos, das turnês e tudo que engloba essa questão.

Espero assim poder ajudar quem está prestes a formar sua primeira banda ou quem já esta batalhando seu espaço, incentivando todas as pessoas a arregaçarem as mangas. Acreditem: o melhor e mais prazeroso dos caminhos eu já estou percorrendo e gostaria que outras pessoas começassem, porque acredito que não exista alternativa melhor a não ser “faça-você-mesmo”!

 

Links relacionados:

Page no evento: http://on.fb.me/HuxWzh

 

www.ratosdeporao.org

www.myspace.com/ratos

www.safarihamburguers.com

www.myspace.com/safarihamburguers

www.myspace.com/ishotcyrus

www.peculiodiscos.com.br/lojapeculiodiscos

http://www.youtube.com/watch?v=teYNKGs2W2Y pt. 1
http://www.youtube.com/watch?v=TgE6iV86FWc pt. 2

 

Resumo

Palestra e bate-papo com Boka (Ratos de Porão)

Quando?

Terça-feira, 12 de novembro, às 20h

Onde?

Mondo Cane (Rua João Alfredo, 325 – Cidade Baixa – Porto Alegre)

Contatos: (51) 8557-3136 ou homerpress@gmail.com

Quanto?

R$ 5,00

Compartilhe:

Related posts

Leave a Comment

vinte + 1 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.