Entrevista Banda OM4E lança clipe “Olhos fechados”

Idealizado pelo cantor Dani Salgado e produzido por Leo Bracht, o CD OM4E mistura influências de lendárias bandas do rock clássico das décadas de 1960 e 1970 com fortes referências da vanguarda, redesenhando o pós-rock alternativo. O projeto é resultado de um trabalho de mais de três anos, da concepção artística à pesquisa de mercado, e reuniu músicos eruditos e de jazz para tocar rock and roll.

 

Acaba de lançar o clipe “OLHOS FECH4DOS

 

 

 

Conversamos com Dani Salgado sobre o trabalho

 

 

Rádio Putzgrila: O que inspirou o clipe?

 

Dani Salgado: A Música olhos Fechados, como todas as musicas da OM4E, possui uma atmosfera  subliminar que deixa em aberto a interpretação de cada um. Como ela aborda alguns elementos da nossa violência cotidiana mundial como a Guerra, este clipe, que no show de lançamento do DVD, abre o espetáculo, vem bem de encontro com a frase do Filósofo e escrito Francês Paul Valéry, que diz que “A guerra é um massacre de homens que não se conhecem em benefício de outros que se conhecem mas não se massacram”.

 

Rádio Putzgrila: Como a idéia surgiu?

 

Dani Salgado: Fizemos uma longa pesquisa de 6 meses de trabalho na coleta de imagens em sites geradores de conteúdo de videos, para ter uma base de dados bem forte e que tivesse elementos suficientes para reproduzir a linguagem visual em convergente com o nossa sonoridade e acredito que conseguimos um bom resultado. As imagens são fortes, pesadas e todo o conteúdo é 100% real. Muitas vezes me sinto incomodado, mas não tem nada a ser removido, pois a linguagem visual e sonora teve uma sinergia perfeita.

 

Rádio Putzgrila: Qual a importancia de incorporar imagem ao som?

 

Dani Salgado: Eu entendo que aí existe um complemento, ou seja, imagem e audio se completam, se somam, ou seja, juntos são mais forte. Pode até existir um sem a presença do outro, mas ambos somados, se fortalecem e hoje, quando as bandas possuem conteúdo audiovisual a visibilidade é muito maior. A OM4E que diga, rsrsrs. Quando lançamos o CD em 2015, foi bem complicado, pois era um projeto, ainda não era banda e não tinhamos nada além do logo e do material fonográfico do CD. Hoje a realidade é outra, fazendo uma analogia, deixamos de ser um ser equiplasmático para ser com corpo e alma, ou seja, temos som e imagem.

 

 Rádio Putzgrila: A OM4E é um projeto que tem o audiovisual como forte, teria alguma ligação com o Pink Floyd?

 

Dani Salgado:  Tivemos várias referências musicais para a concepção da OM4E, entre elas, as grandes big bands do rock progressivo assim como elementos sonoros mais de vanguarda como radio head e NIN. Foi inevitável buscarmos um som  que arremete-se para esta sonoridade de trailer de filme ou de cenas de cinema, mas não da pra rotular ao ponto de dizer que parece com isso ou aquilo. Temos uma identidade, uma originalidade no nosso conteúdo e na nossa essência, mas respondendo a pergunta, (rsrsrs) da pra dizer que Pink Floyd foi sim uma das referências que influenciaram na criação deste nosso universo sonoro.

 

Rádio Putzgrila: Nos tempos de hoje qual é a maior dificuldade de criar um clipe musical?

 

Dani Salgado:  Observo a originalidade em muitas ideias, mas a parte financeira na minha opinião é a que esta relacionada diretamente com o que se pode construir. Lógico que é possível fazer coisas bem legais com baixo custo, mas sem custo é quase impossível. Digo quase, porque daqui a pouco tem alguém, ou alguma produtora de vídeo que abraça a sua ideia e está tudo certo, mas penso que a questão financeira, ou seja, a famosa verba disponível dentro do orçamento, é o principal ofensor.
Ficha Técnica:
Pesquisa e coleta de imagens: Dani Salgado
Foto: John Matoso / Divulgação

Compartilhe:

Related posts

Leave a Comment

4 × 3 =