O dia 29 de junho na história do rock

Rock proibido, Stoned Stones, bandas acabando, Elvis Boulevard, 48 anos do lançamento do A Saucerful of Secrets e muito mais!

Pink-Floyd-A-Saucerful-Of-Secrets

ACONTECIMENTOS

1957: o governo do Irã bane o rock and roll depois de declarar que dançar rock é prejudicial à saúde (a proibição permaneceu ativa até os anos 90).

1967: Keith Richards e Mick Jagger condenados por resíduos de cannabis encontrada na casa de Richards, em fevereiro de 67. As penas (de três meses e um ano, respectivamente) seriam reduzidas posteriormente, com Keith sendo liberado e Mick cumprindo pena em liberdade condicional.

1969: The Jimi Hendrix Experience faz sua última apresentação no Denver Pop Festival, que contou também com Big Mamma Thornton, Three Dog Night, Frank Zappa and The Mothers of Invention, Iron Butterfly, Johnny Winter, Creedence Clearwater Revival e Joe Cocker, entre outros.

1973: O Deep Purple (Mark II) encerra a sua mais famosa encarnação da banda, com a saída repentina do vocalista Ian Gillan e do baixista Roger Glover, após show em Osaka, no Japão.

1974: Neil Peart susbstitui John Rutsey como baterista do Rush.

1976: A Câmara Municipal de Memphis, Tenessee, vota pela mudança do nome da rua da casa de Elvis Presley, Highway 51 South, para “Elvis Presley Boulevard”.

1998: George Harrison choca o mundo ao anunciar que está fazendo quimioterapia para tratar o câncer na garganta, assegurando a seus fãs que estava bem e que “I’m not going to die on you folks just yet” (“eu não vou morrer ainda, pessoal”). Harrison faleceu devido ao câncer três anos depois.

ANIVERSÁRIOS

1948: Ian Paice (68 anos), nascido em Nottingham, Inglaterra. Baterista do Deep Purple e o único membro da banda a aparecer em todos os discos lançados.

1953: Colin Hay (63), músico Australiano, vocalista do Men at Work.

1961: Greg Hetson (55), guitarrista das bandas de hardcore Bad Religion, Redd Kross e Circle Jerks. Foi membro fundador da Black President e toca guitarra em outro supergrupo: Punk Rock Karaoke e na banda de hard core punk G.F.P..

1965: Dado Villa-Lobos (51), músico brasileiro nascido na Bélgica, guitarrista do Legião Urbana e também sobrinho-neto do compositor clássico Heitor Villa-Lobos.

FALECIMENTOS

1969: Shorty Long (29 anos) cantor americano de soul, compositor, músico e produtor de gravação da Motown. Morreu afogado quando seu barco naufragou n

2007: George McCorkle (59) guitarrista e membro fundador da Marshall Tucker Band, escreveu Fire on The Mountain o primeiro top40 da banda. Deixou a banda em 1984, lançou disco solo. Foi diagnosticado com câncer no início de junho de 2007 e faleceu no dia 29 do mesmo mês.

LANÇAMENTOS

1963: Elvis Presley, “(You’re The) Devil In Disguise”, que atingiu o primeiro lugar na parada britânica e o terceiro na norte americana.

1968: Pink Floyd, A Saucerful Of Secrets. O segundo disco do Pink Floyd, que marca a saída de Syd Barret e a entrada de David Gilmour na banda. Barret participa nas canções “Remember a Day”, “Jugband Blues” e “Set The Controls to the Heart of the Sun”, enquanto Gilmour aparece em “Let There Be More Light”, “Corporal Clegg”, “A Saucerful of Secrets”, “See Saw” e “Set The Controls…”, sendo esta última a única música em que os 5 membros tocam juntos na história do Pink Floyd. Richard Wright canta em cinco das sete músicas, sendo o único álbum em que ele é considerado o vocalista principal. Todos os 5 integrantes da banda assumem o posto de vocal principal em alguma música do álbum.

FONTES
http://oldies.about.com/od/oldieshistory/a/june29.htm
https://pt.wikipedia.org/wiki/29_de_junho
https://en.wikipedia.org/wiki/June_29

Compartilhe:

Related posts

Leave a Comment

catorze − 8 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.