As 15 bandas mais tocadas no Programa Independência ou morte! Em 2013

Por Sabrina Kwaszko

O Programa Independência ou morte! A hora e a vez das bandas independentes na Rádio Putzgrila fecha o ano recordando quais foram as bandas mais pedidas e tocadas em 2013. (em ordem alfabética)

Acústicos e Valvulados

A banda trabalhou pra caramba em 2013 e além do lançamento do álbum “Grande Presença!” a banda lançou 5 clips, das músicas: ‘Tudo que me faz feliz’, ‘Sai do sério’, ‘O Rei caiu’ gravado juntamente com o conjunto Bluegrass Porto-alegrense, ‘Vício’ e a música ‘Cara de Pau’.

Pode conferir tudo aqui: http://acusticosevalvulados.wordpress.com/

 

Apanhador Só

Foi um ano cheio para a banda Apanhador Só com o lançamento do álbum “Antes que tu conte outra”.

– “Mais políticos e menos barulhentos” – Jornal do Commercio, de Recife.

– A Associação Paulista de Críticos de Arte escolheu o “Antes que tu conte outra” como melhor álbum de 2013!

– O “Antes que tu conte outra” foi eleito o melhor disco nacional de 2013 pelos leitores do Miojo Indie!

– “Antes que tu conte outra” encabeçando a lista de melhores discos do ano (entre álbuns brasileiros, latinos e anglo-saxões) do Portal Senhor F!

– A Rolling Stone organizou enquetes pra saber quais os melhores lançamentos de 2013 na opinião do público. O “Antes que tu conte outra” concorre como melhor disco nacional, e “Despirocar” como melhor música.

– “O melhor disco lançado por um artista brasileiro em 2013 talvez mereça este título porque capturou um dos sentimentos mais necessários e urgentes de um ano tão conturbado: a desconfiança.”

– Thiago Pereira falou sobre o “Antes que tu conte outra” no jornal O Tempo de BH

E tudo isso por agora, pelo segundo semestre. Pra saber mais sobre a banda e curtir o som clica aqui: https://www.facebook.com/apanhadorso?fref=ts

 

Apicultores Clandestinos

Rodando com o álbum “Parece, mas não é” a banda tem chamado a atenção por onde passa tanto som quanto pelo visual.

Sempre se apresentam vestido de apicultores e a explicação é bem simples: “O nome trata da nossa profissão, somos apicultores mesmo. E como nunca regularizamos nossa situação no Conselho Regional de Apiculturas, somos clandestinos.” Diz o vocalista. A identidade eles não revelam de forma alguma.

Entre os planos da banda está uma tour na América Latina. Enquanto isso você pode sacar o som por aqui: http://apicultoresclandestinos.bandcamp.com/

Camarones Orquestra Guitarrística

O quinteto instrumental potiguar Camarones Orquestra Guitarrística completa cinco anos de atividade lançando seu mais novo álbum “O Curioso Caso da Música Invisível” para download gratuito e também em disco físico.

Seu álbum antecessor o “Espionagem Industrial” foi muito tocado e pedido na rádio pelos ouvintes.

“O Curioso Caso da Música Invisível” foi todo gravado em Natal no Estúdio Dosol com produção de Anderson Foca e co-produção da própria banda e de Henrique Geladeira. A mixagem e masterização do álbum foram feitas no Megafone Estúdio também de Natal num trabalho conjunto de Anderson Foca e Eduardo Pinheiro.

Com relação aos trabalhos anteriores, a grande novidade desse terceiro disco do Camarones Orquestra Guitarrística é a utilização de novos elementos sonoros como percussão indígena e naipe de metais. Agora a banda retoma as viagens. Desbravadora de novas rotas, o Camarones é um dos grupos independentes mais ativos do país, já tendo viajado por todas as regiões do Brasil além da Argentina e Uruguai contabilizando mais de 400 shows desde 2008.

A banda potiguar é formada pelos músicos Ana Morena (baixo), Anderson Foca (Teclado e efeitos), Flávio Dado (Bateria), Dante Augusto (guitarra) e Fausto Alencar (guitarra). Em 2013, o Camarones Orquestra Guitarrística segue mais maduro, mas mantendo a sua característica de fazer uma música simples, pop e com bastante pegada, o que tem despertado um grande interesse do público e mídia espontânea por onde passa.

Pra quem ainda não ouviu chega aqui: http://www.camarones.com.br/

Cattarse

Bom, pra quem é ouvinte da Rádio Putzgrila, e não apenas do ‘Programa Independência ou morte!’, já conhece e muito bem o som dessa banda “adotada” pelos locutores da rádio pelo seu som e atitude rocker no palco.

Formada por Igor van der Laan (guitarra e voz), Yuri van der Laan (baixo e voz) e
Diogo Stolfo (bateria).

Vá a um show da Cattarse, enquanto isso confere aqui mais sobre a banda: http://cattarse.com/

Confraria da Costa

Desde o lançamento do álbum “Canções de assassinato” em 2012 a banda vem circulando e fazendo seus shows.
Como sugerem os nomes a banda tem um perfil “pirata” no visual e nas suas canções mesmo. Basta ver e ouvir para entender e curtir o estilo da banda. http://www.confrariadacosta.com.br/

 

Dingo Bells

Colo aqui um depoimento da banda deixado em sua fan page:

Muito bem pessoal, eis que este ano vai chegando ao final.
(E que momentos passamos)

Logo no início participamos do Planeta Atlântida; tocamos na Virada Cultural – Oficial de São Paulo; lançamos ‘Lobo do Mar’ ao mundo; tocamos na Feira da Música de Fortaleza; participamos do projeto Domingo No Parque (em um Araújo Vianna lotado), tocamos na festa de 30 anos da Ipanema FM Oficial; participamos do show de lançamento do amigo Gustavo Telles, no Theatro São Pedro e por aí vai…
Mas claro, impossível esquecer: em 2013 fomos para o JAPÃO! \o/

É muita alegria num ano só!

Portanto, agradecemos a todos que nos fazem ter certeza de que estamos na direção certa.

Agora vamos nos despedindo por um bom motivo: nos próximos meses estaremos envolvidos nas gravações do nosso próximo disco. Mas não se preocupem, continuaremos atualizando as coisas por aqui

Um bom fim de ano a todos e boas festas! E que 2014 traga uma alegria daquelas de tirar o sono devagar, devagar…

Até mais,
Dingo Bells

 

Fantomáticos

A banda esteve no programa, representada por Augusto e Fernando, para fazer o lançamento do álbum “Derreter na Estrada”. Também conhecida pelos nossos ouvintes desde o álbum “O bosque” que vem rolando o som dos caras na rádio.

Além disso eles lançaram 4 clipes, das músicas: ‘Ao que virá’, ‘Derreter na estrada’, ‘Ao longe’ e ‘Recorriendo’.

Confere tudo aqui: https://fantomaticos.bandpage.com/

Gustavo Telles

Também velho conhecido já dos ouvintes da rádio (Gustavo Telles, também conhecido por ser o baterista da Pata de Elefante banda instrumental que encerrou suas atividades este ano) ouvimos e curtimos muito esse ano o álbum “Do seu amor primeiro é você quem precisa”.

“Eu Perdi o Medo de Errar” agora é a mais nova obra musical dele.

http://www.gustavotelles.com.br/euperdiomedodeerrar.htm

Identidade

A IDENTIDADE, com mais de 10 anos de carreira, já tem em seu currículo quatro discos oficiais, participações em quatro coletâneas e em festivais importantes. Influenciada pelo rock clássico aliado a forte pegada contemporânea, vem se destacando na cena rock brasileira.

A banda lançou este ano o EP Primeiro Ato Minha Maldade, que está liberando para download no site da banda, e agora já estão realizando as gravações dos Segundo Ato.

http://www.identidadeoficial.com.br/

Juvenil Silva

O músico e compositor recifense lançou este ano o álbum “Desapego” e o clipe da música título. Confere aqui: https://www.facebook.com/JuvenilSilvaDesapego2013

Macaco Bong

Macaco Bong é um dos selecionados na lista – A Música Brasileira do século 21 feita pela OGlobo.

#blackmarroca novo single do Macaco Bong na Guitar Player Brasil.

– Como você poderia definir o som do Macaco Bong?

(…) Acreditamos que Músicas que nos deixam mais á vontade com elas,são aquelas que não expressam um único sentimento sobre a canção,…

…Os estilos que influenciam o nosso som e estilo de tocar não são convencionais porque ambas as vertentes que nos influenciam não se anulam umas em funções das outras na hora em que imprimimos a impressão delas em nosso som…

Buscamos pegar tudo isso,espremer com limão e transformar em uma COISA Só…(Bruno Kayapy)

www.macacobong.net

Novanguarda

– Lançado em outubro, “Estava Com Você” agora aparece em uma baita lista da pesada de clipes da música brasileira reunida pelo El Cabong.

– Novanguarda sendo citado mais uma vez no Amplificador do Jornal O Globo, agora por causa do novo lançamento da banda o single “Depois do Céu de Diamantes” e dessa vez estamos bem acompanhados de bandas bem legais em uma bela lista de lançamentos nacionais publicada pelo Marcelo Monteiro.

– Depois de quase um ano sem fazer shows o Novanguarda retorna as atividades com tudo, em menos de dois meses lançou uma faixa b-side “Descontrole”, dois videoclipes inéditos e um novo single “Depois do Céu de Diamantes”. Chega dezembro e a banda retoma as atividades ao vivo. – fan page da banda.

– Mais novidades pessoal, ultimo lançamento de 2013, o vídeo “Pedro e o Tempo em Seu Relógio de Papel” ao vivo no IRAQ, CRIME com participação super especial do guitarrista recifense Mário Sergio. Imagens pelo pessoal massa da Vícioclipes e edição do nosso baixista Manoel Otavio.

Tudo isso e mais aqui: https://www.facebook.com/pages/Novanguarda/236360246394065?fref=ts

Vera Loca

A banda já está em seu quarto álbum o “Parece que foi ontem” e recentemente lançou seu DVD gravado no bar Opinião em Porto Alegre, sempre o pé na estrada levando o seu rock and roll pra todos os lados.

Confere aqui: http://www.veraloca.com/novo/portal/php/home22.php

 

Xispa Divina

*Misture quatro individuos um mais esquisito que o outro;
*Deixe fermentar por cinco anos;
*Após verifique se está borbulhando;
*Adicione 300ml de improviso, uma colher de sopa rasa de simplicidade e pitadas de psicodelia;
*Frite por horas;
*Acrescente xícaras de chá, os sons da floresta e tempeiro verde a gosto.

Deixando de lado essa Lúdica Receita, A banda Xispa Divina foi formada no verão de 2007 em Sobradinho/RS, gravando seu primeiro disco no mesmo ano de sua criação. Neste primeiro álbum o grupo faz um rock simples e autêntico e as músicas falam do cotidiano do interior, da natureza entre outros temas.

Dando sequencia nas suas composições, a Xispa Divina buscou aprofundar sua raiz psicodélica. No segundo disco – Du Tardi – é possível sentir algo flutuante e subjetivo, com letras que nos levam a filosofar sobre o universo, de onde viemos e para onde vamos, apelidado pela banda de “rock ruradélico”.

Atualmente a banda está prestes a lançar o terceiro disco. O álbum “Dias de Trasfega” busca reforçar a identidade da banda no que tange a psicodelia e ruralidade musical. O lançamento está previsto para janeiro de 2014.

http://xispadivina.tnb.art.br/

Curtiu? Quer ver tua banda aqui nessa lista ano que vem? Manda teu som pra mim sabrinaputzgrila@gmail.com, agora se já mandou e já está tocando é só dizer pro pessoal pedir o som de vcs na rádio.

Abs

Compartilhe:

Related posts

Leave a Comment

3 × cinco =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.